Repositório Institucional
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1108
Título: | Teorias da aprendizagem: perfis de práticas no ensino de ciências e matemática |
Título(s) alternativo(s): | Learning theories: profiles of practices in science and mathematics teaching |
Autor(es): | Silva, Kleyfton Soares da Fonseca, Laerte Silva da |
Palavras-chave: | Matemática; Educação; Ciências - Ensino; Prática pedagógica; Química; Biologia; Pedagogical practice; Mathematics; Education; Chemistry; Biology; Science - teaching |
Data do documento: | 2019 |
Editor: | Editora do Ifs |
Citação: | SILVA, Kleyfton Soares da, FONSECA, Laerte Silva da. Teorias da aprendizagem [recurso eletrônico]: perfis de práticas no ensino de ciências e matemática.1. ed. Aracaju: EdIFS, 2019 |
Resumo: | Esta obra teve como objetivo geral propor representações gráficas sobre a noção de aprendizagem em diferentes perspectivas teóricas para auxiliar professores na identificação e escolha de metodologias de ensino. Conhecer e refletir criticamente sobre o fenômeno da aprendizagem sob diferentes pontos de vista teóricos se constitui, em nossa opinião, uma tarefa obrigatória nos cursos de licenciatura, pois são os possíveis vieses de elementos formadores das mesmas que poderão possibilitar aos professores escolhas didáticas adequadas às unidades de conhecimento, ao cronograma de ensino e, sobretudo, às diferentes características de personalidade e comportamento de seus alunos. Ocorre que, em uma sala de aula, as expectativas pessoais dos estudantes precisam ser consideradas como ponto de partida para que o professor possa mobilizar as noções institucionalizadas pelos documentos oficiais. |
Resumo (segunda língua): | This work had as general objective to propose graphic representations about the notion of learning in different theoretical perspectives to assist teachers in the identification and choice of teaching methodologies. Knowing and critically reflecting on the phenomenon of learning from different theoretical points of view is, in our opinion, a mandatory task in undergraduate courses, as it is the possible biases of the elements that form them that may enable teachers to make didactic choices appropriate to the units knowledge, the teaching schedule and, above all, the different personality and behavior characteristics of their students. It happens that, in a classroom, students' personal expectations need to be |
URI: | https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1108 |
ISBN: | 9788595910799 |
Aparece nas coleções: | Livro eletrônico (E-books) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Teorias da aprendizagem Perfis de práticas no ensino de ciências e matemática.pdf | 3 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.