Repositório Institucional


Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1151
Título: Caminhos da leitura: a experiência da "Tenda de Leitura" no Instituto Federal de Rondônia Campus Cacoal
Título(s) alternativo(s): Paths of reading: the "Reading Tent" experience at the Federal Institute of Rondônia Campus Cacoal
Autor(es): Viana, Gizele de Melo
Cavalcante, Fernanda de Oliveira Freitas
Pimenta, Jussara Santos
Palavras-chave: Ciência da Informação; Biblioteconomia; Biblioteca móvel; Acesso a informação; Leitura; Prática pedagógica; Instituto Federal de Rondônia; Librarianship; Reading; Information science; Pedagogical practice; Library
Data do documento: Dez-2019
Editor: Instituto Federal de Sergipe - IFS
Grupo de Estudos e Pesquisas em História das Bibliotecas de Ensino Superior – GEPHIBES
Citação: VIANA, Gizele de Melo, CAVALCANTE, Fernanda de Oliveira Freitas, PIMENTA, Jussara Santos. Caminhos da leitura: a experiência da "Tenda de Leitura" no Instituto Federal de Rondônia Campus Cacoal. Revista Fontes Documentais. Aracaju. v.2, n.3, p. 59-74, set./dez., 2019
Resumo: Apresenta a experiência vivenciada no projeto “Tenda de Leitura” que buscou aproximar a biblioteca do Instituto Federal de Rondônia campus Cacoal à comunidade externa por meio de ações de incentivo à leitura, com a oferta de uma biblioteca itinerante adaptável a diferentes espaços, contendo livros impressos de literatura, periódicos, gibis e cordéis. A intervenção foi realizada em cinco espaços públicos, onde foram atendidos trezentos e noventa e um leitores de escolas públicas das esferas estadual e municipal. A ação foi realizada durante os meses novembro de 2018 a outubro de 2019. Como resultados desta ação, identificamos a efetiva participação da comunidade externa, a troca de experiências de práticas de leitura além da doação de livros impressos, periódicos e gibis que compuseram o acervo utilizado na ação, valorizando assim o consumo colaborativo. Essa experiência proporcionou, ainda, a reflexão acerca do papel da biblioteca no ambiente escolar, a prática pedagógica desenvolvida a partir da biblioteca escolar e sua contribuição social.
Resumo (segunda língua): This work presents the experience of “Reading Tent” Project, which was carried out in the library of the Federal Institute of Rondônia, Cacoal Campus, aiming to bring it closer to the public through actions to encourage reading by means of an itinerant library that was adaptable to different spaces and contained literature books, periodicals, comic books and cordel (literature on a string) books. The intervention was done in five public places, where three hundred and ninety-one readers of state and municipal public schools were assisted. The 1 INTRODUÇÃO action took place from November 2018 to October 2019. As a result, there was effective community participation, exchange of reading practice experiences and donation of books, periodicals and comics from the public to build the collection used in the project, which made collaborative consumption possible. This experience also raised awareness on the role of library in school environment, the pedagogical practice developed in school library and its social contribution.
URI: https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1151
ISSN: 2595-9778
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - Ciências Humanas e Sociais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Caminhos da leitura a experiencia da Tenda de Leitura no Instituto Federal de Rondônia Campus Cacoal.pdf845,91 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.