Repositório Institucional


Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1182
Título: Geração Z e as metodologias ativas de aprendizagem: desafios na educação profissional e tecnológica
Título(s) alternativo(s): Generation Z and active learning methodologies: challenges in professional and technological education
Autor(es): Andrade, Luiz Gustavo da Silva Bispo
Aguiar, Niliane Cunha de
Ferrete, Rodrigo Bozi
Santos, Juliane dos
Palavras-chave: Educação; Educação profissional; Tecnologia da informação; Formação do professor; Geração Z; Metodologia ativa; Education; Professional qualification; Information technology; Teacher training
Data do documento: 2020
Editor: Instituto Federal do Rio Grande do Norte - IFRN
Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional
Citação: ANDRADE, Luiz Gustavo da Silva Bispo et. al. Geração Z e as metodologias ativas de aprendizagem: desafios na educação profissional e tecnológica. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, Natal, v.1, p. 1-18, 2020
Resumo: Este artigo trata das metodologias ativas como uma possibilidade educativa inovadora para a Geração Z. O estudo tem como base o levantamento bibliográfico pertinente à temática. Objetivou-se discutir as práticas de ensino dos professores denominados imigrantes digitais, direcionadas aos ditos nativos digitais e os desafios dessas inter-relações. Os resultados apontam que as metodologias ativas de aprendizagem, com o uso das tecnologias digitais se caracterizam como uma proposta de ensino dinâmica e inovadora para a Educação Profissional e Tecnológica, propiciando maior autonomia aos discentes e ampliando as possibilidades de diálogo no contexto da sala de aula.
Resumo (segunda língua): This article deals with active methodologies as an innovative educational possibility for Generation Z. The study is based on the relevant bibliographic survey. The objective of this paper was to discuss the teaching practices of teachers called digital immigrants, directed to digital native sayings and the challenges of these interrelationships. The results show that active learning methodologies with the use of digital technologies are characterized as a dynamic and innovative teaching proposal for Vocational and Technological Education, providing greater autonomy to students and expanding the possibilities for dialogue in the classroom context
URI: https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1182
ISSN: 2447-1801
Aparece nas coleções:Artigo, Resumo científico e Comunicação em eventos - Ciências Humanas e Sociais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Geração Z e as metodologias ativas de aprendizagem desafios.pdf560,78 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.