Repositório Institucional


Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1224
Título: Concepções de alguns professores de física da cidade de Lagarto - SE sobre enfoque CTS
Título(s) alternativo(s): Concepts of some physics teachers from the city of Lagarto - SE on CTS approach
Autor(es): Silva Junior, Jorge
Orientador: Moraes, José Uibson Pereira
Palavras-chave: Física; Educação; Formação do professor; Estudo de caso; Tecnologia da informação; Sociedade; Education; Teacher training; Information technology; Case study; Physics
Data do documento: 20-Jun-2018
Editor: Instituto Federal de Sergipe - IFS
Campus Lagarto
Coordenadoria do Curso de Licenciatura em Física
Citação: SILVA JUNIOR, Jorge. Concepções de alguns professores de física da cidade de Lagarto - SE sobre enfoque CTS. 2018. 78 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura de Física) - Instituto Federal de Sergipe, Lagarto, 2018
Resumo: A presente pesquisa trata das concepções dos professores, em especial, dos de Física sobre o enfoque Ciência-Tecnologia e Sociedade (CTS), tomando como base os Parâmetros Curriculares Nacionais que indica a importância de dar significado para o Ensino de Física, relacionando com o dia a dia do aluno. O objetivo deste trabalho foi investigar a compreensão dos professores sobre a inserção do enfoque Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) no Ensino de Física, em duas escolas na cidade de Lagarto-SE. A pesquisa é de caráter qualitativo realizada nas escolas Silvio Romero e Aberlado Romero Dantas, com os professores que lecionam Física (cinco). Através do questionário Views on Science Technology and Society e de observação in loco, foram coletados os dados principais. A análise dos dados obtidos foi realizada através da Análise de Conteúdo, que é estruturada em três fases fundamentais: pré - análise, exploração do material e tratamento dos resultados - a inferência e a interpretação. Os resultados mostraram uma compreensão plausível sobre as concepções dos professores pesquisados em relação ao enfoque CTS, mas que é preciso colocar em prática essas concepções, a fim de formar alunos que se tornem cidadãos atuantes, críticos diante dos problemas que os cercam, aptos assim, a buscarem soluções para os mesmos.
Resumo (segunda língua): The present research deals with the conceptions of teachers, especially those of Physics on the Science-Technology and Society approach (CTS), based on the National Curricular Parameters, which indicates the importance of giving meaning to Physics Teaching, relating to day to day of the student. The objective of this work was to investigate the teachers' understanding of the inclusion of the Science-Technology-Society (CTS) approach in Physics Teaching in two schools in the city of Lagarto-SE. The research is qualitative in the schools Silvio Romero and Aberlado Romero Dantas, with the teachers who teach Physics (five). Through the on-site Science and Technology Survey and on-site observation, the main data were collected. The data analysis was performed through Content Analysis, which is structured in three fundamental phases: pre - analysis, material exploration and treatment of results - inference and interpretation. The results showed a plausible understanding of the teachers' conceptions of the CTS approach, but that it is necessary to put these concepts into practice in order to train students who become active, critical citizens in the face of the problems that surround them, to seek solutions for them.
URI: https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1224
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Jorge da Silva Júnior - 06.2018.pdf782,27 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.