Repositório Institucional


Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1246
Título: Uma proposta de atividades com enfoque na teoria das situações didáticas: identidades bi e tridimensionais fibonaccianas
Título(s) alternativo(s): A proposal of activities focusing on the theory of didactic situations: fibonaccian bi and three-dimensional identities
Autor(es): Oliveira, Rannyelly Rodrigues de
Alves, Francisco Regis Vieira
Silva, Solonildo Almeida da
Palavras-chave: Educação; Matemática; Didática; Formação do professor; Modelo de Fibonacci; Teacher training; Education; Didactics; Mathematics; Fibonacci model
Data do documento: 2019
Editor: Instituto Federal de Sergipe - IFS
Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Matemática (GEPEM)
Citação: OLIVEIRA, Rannyelly Rodrigues de, ALVES, Francisco Regis Vieira, SILVA, Solonildo Almeida da. Uma proposta de atividades com enfoque na teoria das situações didáticas: identidades bi e tridimensionais fibonaccianas. Caminhos da Educação Matemática em Revista online, Aracaju, v. 9, n. 3, p. 02-13, 2019.
Resumo: Este trabalho tem em seu escopo a investigação das relações recorrentes bi e tridimensionais do modelo de Fibonacci. Nesse sentido, é realizada uma transposição didática dessas relações matemáticas através de uma proposta de atividades com enfoque na Teoria das Situações Didáticas. Desse modo, as etapas de resolução das questões são categorizadas em ação, formulação e validação, obedecendo ao paradigma da Teoria das Situações Didáticas. Além do mais, espera-se que as questões sejam resolvidas pelos alunos, enquanto, a institucionalização seja realizada pelo docente com a finalidade de ampliar o repertório de conhecimento que abrange conceitos e relações oriundas do modelo de Fibonacci. Finalmente, compreende-se que a proposta didática oportuniza o entendimento da construção das identidades bi e tridimensionais para os números complexos de Fibonacci G(n, m) e G(n, m, p) a partir da extensão das identidades unidimensionais. De fato, é possível observar um processo histórico-evolutivo do modelo caracterizado pela introdução da unidade imaginária “i” e sua abordagem em dimensões superiores.
Resumo (segunda língua): This work has in its scope the investigation of recurrent bi and three-dimensional relations of the Fibonacci model. In this sense, a didactic transposition of these mathematical relations is carried out through an activity proposal focusing on the Theory of Didactic Situations. In this way, the steps to resolve the issues are categorized into action, formulation and validation, obeying the Didactic Situations Theory paradigm. Furthermore, it is expected that the issues are resolved by the students, while institutionalization is carried out by the teacher in order to expand the repertoire of knowledge that encompasses concepts and relationships arising from the Fibonacci model. Finally, it is understood that the didactic proposal provides an opportunity to understand the construction of bi and three-dimensional identities for the complex Fibonacci numbers G (n, m) and G (n, m, p) from the extension of one-dimensional identities. In fact, it is possible to observe a historical-evolutionary process of the model characterized by the introduction of the imaginary unit “i” and its approach in higher dimensions.
URI: https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1246
ISSN: 2358-4750
Aparece nas coleções:Artigo, Resumo científico e Comunicação em eventos - Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Uma proposta de atividades com enfoque na teoria das situações didáticas.pdf143,41 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.