Repositório Institucional


Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1271
Título: O app inventor como ferramenta didática para a aprendizagem de estequiometria
Título(s) alternativo(s): The inventor app as a didactic tool for learning stoichiometry
Autor(es): Soares, Leonardo Figueiredo
Silva, Maria Goretti de Vasconcelos
Palavras-chave: Química; Educação; Estequiometria; Ciências - Ensino; Didática; App Inventor; Ensino médio; Chemistry; Stoichiometry; Science - teaching; Didactics; High school
Data do documento: 2019
Editor: Instituto Federal de Sergipe - IFS
Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Matemática - GEPEM
Citação: SOARES, Leonardo Figueiredo, SILVA, Maria Goretti de Vasconcelos. O app inventor como ferramenta didática para a aprendizagem de estequiometria. Caminhos da Educação Matemática em Revista, Aracaju, v. 9, n. 3,, p. 14-24, 2019
Resumo: A realidade atual é cada vez mais marcada pela presença da tecnologia. Dispositivos eletrônicos, especialmente os móveis, fazem parte da rotina em diversos aspectos como estudar, trabalhar, comunicar. Este trabalho relata uma intervenção pedagógica com o uso de aplicativos para dispositivos móveis, que foi desenvolvida em uma escola pública estadual em Maracanaú-CE, com estudantes do segundo ano do ensino médio. Foi utilizada a plataforma virtual App Inventor (MIT Media Lab) em sistema Android, para o desenvolvimento dos aplicativos com o conteúdo de química: “estequiometria”. Observou-se desenvolvimento de competências em diversos aspectos, que incluem desde a socialização mais efetiva até a melhoria de desempenho.
Resumo (segunda língua): The current reality is increasingly marked by the presence of technology. Electronic devices, especially mobile ones, are part of the routine in several aspects such as studying, working, communicating. This work reports a pedagogical intervention with the use of applications for mobile devices, which was developed in a state public school in Maracanaú-CE, with students of the second year of high school. The virtual platform App Inventor (MIT Media Lab) on an Android system was used to develop applications with the content of chemistry: “stoichiometry”. Competence development was observed in several aspects, ranging from the most effective socialization to the improvement of performance.
URI: https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1271
ISSN: 2358-4750
Aparece nas coleções:Artigo, Resumo científico e Comunicação em eventos - Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O app inventor como ferramenta didática para a aprendizagem de estequiometria.pdf137,44 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.