Repositório Institucional


Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1277
Título: O papel do educador como formador do sujeito social no pensamento de Alfred Adler
Título(s) alternativo(s): The role of the educator as a trainer of the social subject in Alfred Adler's thinking
Autor(es): Nogueira, Edney Menezes
Santos, Patrícia Batista dos
Palavras-chave: Educação; Educador; Psicologia; Desenvolvimento da aprendizagem; Alfred Adler; Educator; Education; Learning development; Psychology
Data do documento: Nov-2017
Editor: Universidade Tiradentes - UNIT
Citação: NOGUEIRA, Edney Menezes, SANTOS, Patrícia Batista dos. O papel do educador como formador do sujeito social no pensamento de Alfred Adler. Ideias & Inovação, Aracaju, v. 4, n.1, p. 95-104, nov. 2017
Resumo: A educação e, em especial o papel do educador, sempre constituiu interesse de pesquisa seja por parte dos filósofos (que iniciaram seus debates pedagógicos desde o século IV a.c.) seja por parte dos sociólogos e psicólogos que iniciaram seus debates a partir do século XIX. E ainda hoje a apaixonante tarefa do educador continua sendo campo de amplo interesse dos pesquisadores. Todos, ao seu modo e falando de seus próprios púlpitos, estão de acordo em relacionar de forma direta a educação (e o papel do educador, portanto) e a formação e desenvolvimento da dimensão social do sujeito. Se este processo se inicia na família, é bem verdade que é na escola que ele atinge seu momento culminante graças à capacidade que esta possui de lidar com o indivíduo em todas as suas dimensões que o farão de fato um ser humano. Deste tema Alfred Adler tratou de forma direta, dando-lhe especial atenção por entender que é no processo educacional escolar que a pessoa se desenvolve como sujeito social capaz de convivência e cooperação. Para desenvolver esta pesquisa em torno ao pensamento educacional de Adler, fizemos acurada leitura de suas obras principais, buscando nestas a construção deste texto.
Resumo (segunda língua): Education and in particular the role of the educator, always constituted research interest of philosophers (who began his pedagogical debates since the fourth century BC), sociologists and psychologists who began their debates from the nineteenth century. And today the exciting task of the educator is still a wide field of interest of researchers. All in their way and speaking from their pulpits, agree to relate the education (and the role of the educator therefore) and the formation and development of the social dimension of the subject. If this process begins in the family, it is true that is in school who he reaches its climax, thanks to the capacity that the school has to deal with the subject in all its dimensions. Alfred Adler addressed this issue directly, giving special attention to understand what is at school that the person develops as a social subject capable of coexistence and cooperation. To develop this research around the educational thought of Adler, we researched specific literatures.
URI: https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1277
ISSN: 2316-3127
Aparece nas coleções:Artigo, Resumo científico e Comunicação em eventos - Ciências Humanas e Sociais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O papel do educador como formador do sujeito social no pensamento de Alfred Adler.pdf494,98 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.