Repositório Institucional
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1289
Título: | Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) na Educação Matemática em Aracaju |
Título(s) alternativo(s): | Attention Deficit Disorder and Hyperactivity (ADHD) in Mathematics Education in Aracaju |
Autor(es): | Santos, Rosana Ferreira Alves Alves, Ronaldo Alves, Thaise Melo de Almeida |
Palavras-chave: | Educação; Matemática; Ensino-aprendizagem; Educação inclusiva; Transtorno do Déficit de Atenção; Hiperatividade; TDAH; Formação do professor; Education; Mathematics; Inclusive education; Attention Deficit; Hyperactivity; Teacher training; Teaching-learning |
Data do documento: | 2017 |
Editor: | Instituto Federal de Sergipe - IFS Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Matemática - GEPEM |
Citação: | SANTOS, Rosana Ferreira Alves; ALVES, Ronaldo; ALVES, Thaise Melo de Almeida. Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) na Educação Matemática em Aracaju. Caminhos da Educação Matemática em Revista/Online, Aracaju, v. 7, n. 2, p. 93-102, 2017 |
Resumo: | Alunos diagnosticados com o TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade) por não se enquadrarem nas exigências e normas do contexto escolar são por diversas vezes rotulados como alunos problemáticos, o que sentem dificuldades na aprendizagem da matemática. O objetivo deste artigo foi analisar e dialogar acerca do processo ensino-aprendizagem e a sua realidade no sistema educacional das escolas públicas de Aracaju SE, e com isso refletirmos as possibilidades de ensino acerca da matemática frente aos alunos portadores do TDAH. Como principal resultado, conclui-se que ter ciência das dificuldades encontrada pelos alunos com TDH, possibilitará aos professores da matemática, encontrar estratégias de ensino para facilitar a aprendizagem desses alunos, bem como encontrar alternativas para melhor conduzir o trabalho pedagógico. |
Resumo (segunda língua): | Students diagnosed with Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD) because they do not meet the requirements and norms of the school context are often labeled as problematic students, who experience difficulties in learning mathematics. The purpose of this article was to analyze and dialogue about the teaching-learning process and its reality in the public-school system of Aracaju Sergipe, and with this we reflect the possibilities of teaching about mathematics to students with ADHD. As a main result, it is concluded that to be aware of the difficulties encountered by students with TDH, will enable the teachers to find teaching strategies to facilitate the learning of these students, as well as find alternatives to better conduct the pedagogical work. |
URI: | https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1289 |
ISSN: | 2358-4750 |
Aparece nas coleções: | Artigo, Resumo científico e Comunicação em eventos - Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) na Educação Matemática em Aracaju.pdf | 279,58 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.