Repositório Institucional


Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1290
Título: A matemática, o professor de matemática e a educação profissional e tecnológica: uma relação de potencialidades
Título(s) alternativo(s): Mathematics, the mathematics teacher and professional and technological education: a potential relationship
Autor(es): Soares, Antônio Márcio de Lima
Ferrete, Rodrigo Bozi
Santos, Elza Ferreira
Nery, Marco Arlindo Amorim Melo
Palavras-chave: Educação; Matemática; Educação profissional; Ensino técnico; Formação do professor; Ensino-aprendizagem; Mathematics; Professional education; Teaching-learning; Technical education; Education; Teacher training
Data do documento: 2020
Editor: Instituto Federal do Rio Grande do Norte - IFRN
Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional - IFRN
Citação: SOARES, Antônio Márcio de Lima et al. A matemática, o professor de matemática e a educação profissional e tecnológica: uma relação de potencialidades. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnologica, Natal, RN, v. 1, p. 1-10, 2020
Resumo: O artigo em tela possui como objetivo demonstrar os poderes conferidos ao ser humano através da matemática e do seu devido ensino em âmbito educacional, e, por consequência, do seu impacto no meio profissional, a saber: capacidade apurada de concentração, enfrentamento de situações-problema e refinado raciocínio lógico dedutivo. O estudo realizado estabeleceu-se por meio de pesquisas bibliográficas com natureza qualitativa, via método dialético de investigação. Desse modo, buscou-se apresentar a necessidade do uso adequado e intenso das premissas científicas (lógica e matemática) nas jornadas de ensino e aprendizagem profissional e tecnológica. Nessa perspectiva, constatamos que a implicação derradeira destas vias intelectuais é uma verdadeira e necessária/suficiente revolução tecnológica promovida pela educação profissional.
Resumo (segunda língua): The article in question aims to demonstrate the powers conferred to the human being through mathematics and its proper teaching, in an educational context, and, consequently, in the professional environment, namely: refined ability to concentrate, cope with problem situations and refined deductive logical reasoning. The study carried out was established through bibliographic research with a qualitative nature, via the dialectical method of investigation. Thus, we sought to present the need for the adequate and intense use of scientific premises (logic and mathematics) in the days of teaching and professional and technological learning. In this perspective, we find that the ultimate implication of this intellectual path is a true and necessary / sufficient technological revolution promoted by professional education.
URI: https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1290
ISSN: 2447-1801
Aparece nas coleções:Artigo, Resumo científico e Comunicação em eventos - Ciências Humanas e Sociais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ELZA FERREIRA SANTOS 1.pdf212,89 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.