Repositório Institucional


Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1296
Título: Batalha Naval Matemática: um elo entre o jogar e o conhecimento matemático
Título(s) alternativo(s): Mathematical Naval Battle: a link between playing and mathematical knowledge
Autor(es): Santos, José Elyton Batista dos
Oliveira, Dagmar Braga de
Palavras-chave: Educação; Matemática; Batalha Naval Matemática; Jogo didático; Ensino-aprendizagem; Recursos didáticos; Education; Mathematics; Naval Battle Mathematics; Educational game; Teaching-learning; Didactic resources
Data do documento: 2018
Editor: Instituto Federal de Sergipe - IFS
Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Matemática - GEPEM
Citação: SANTOS, José Elyton Batista dos; OLIVEIRA, Dagmar Braga de. Batalha Naval Matemática: um elo entre o jogar e o conhecimento matemático. Caminhos da Educação Matemática em Revista, Aracaju, v. 8, n. 1, p. 34-47, 2018
Resumo: Este artigo tem como finalidade apresentar um relato de experiência de uma atividade aplicada em duas turmas do oitavo ano do Ensino Fundamental – anos finais, de uma Escola Pública da zona rural da rede municipal de ensino do Município de Coruripe/AL. O Jogo Batalha Naval Matemática, foi desenvolvido com o intuito de revisar os conteúdos/conceitos matemáticos por meio de questões objetivas, dissertativas e situações-problema. Utilizamos como base teórica nas discussões acerca do uso de jogo como recurso didático pedagógico para o ensino e aprendizagem da Matemática, Grando (1995, 2000), Moura (1992) e Ribeiro (2008). O jogo Batalha Naval Matemática possibilitou desenvolver a fixação de situações-problema, o raciocínio lógico, tomadas de decisões, interação entre colegas/professor e, principalmente, reconstruir o conhecimento matemático.
Resumo (segunda língua): This article aims to present an experience report of an activity applied in two classes of the eighth year of Elementary Education - final years, of a Public School in the rural area of ​​the municipal education network of the Municipality of Coruripe / AL. The Game Naval Battle Mathematics, was developed with the intention of revising the mathematical contents / concepts through objective, dissertative questions and problem situations. We used as a theoretical basis in discussions about the use of games as a didactic pedagogical resource for the teaching and learning of Mathematics, Grando (1995, 2000), Moura (1992) and Ribeiro (2008). The game Naval Battle Mathematics made it possible to develop the fixation of problem situations, logical reasoning, decision making, interaction between colleagues / teacher and, mainly, to reconstruct mathematical knowledge.
URI: https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1296
ISSN: 2358-4750
Aparece nas coleções:Artigo, Resumo científico e Comunicação em eventos - Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Batalha Naval Matematica um elo entre o jogar e o conhecimento matematico.pdf313,13 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.