Repositório Institucional


Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1303
Título: Práticas pedagógicas colaborativas utilizando ferramentas digitais: um relato de experiência na formação de educadores
Título(s) alternativo(s): Collaborative pedagogical practices using digital tools: a history of experience in the training of educators
Autor(es): Farias, Fernando Lucas de Oliveira
Brito, Everton da Silva
Melo, Elvis Medeiros de
Bandeira, Laís Michelle de Souza Araújo
Costa, Felipe Jhonanta Ferreira da
Diniz, Igo Joventino Dantas
Trindade, Sidney Soares
Nunes, Isabel Dillmann
Palavras-chave: Educação; Tecnologia da informação; Prática pedagógica; Formação do professor; Practice pedagogical; Teacher training; Education; Information technology
Data do documento: 2018
Editor: Sociedade Brasileira de Computação
Citação: FARIAS, Fernando Lucas de Oliveira et al. Práticas pedagógicas colaborativas utilizando ferramentas digitais: um relato de experiência na formação de educadores. In: Congresso Brasileiro de Informática na Educação, 7; Workshop de Informática na Escola, 24, 2018, Brasília. Anais eletrônico... Brasília: Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2018.
Resumo: Com o surgimento de novas tecnologias e apropriação dessas ferramentas no cotidiano dos estudantes, faz-se necessário o uso de tais recursos no ensino. Este artigo apresenta os resultados obtidos durante uma experiência na oficina “Práticas Pedagógicas Colaborativas na formação das habilidades do profissional do futuro” realizada com professores da educação básica. O objetivo foi apresentar ferramentas digitais de apoio a práticas pedagógicas colaborativas, produção de questionários e enquetes interativas, assim como uso de ambiente colaborativo gamificado. As análises realizadas indicam mudanças na percepção dos educadores sobre colaboração, uso das TDICs em sala de aula e seu maior engajamento para mudanças em suas práxis docente, fruto dos conhecimentos adquiridos na oficina.
Resumo (segunda língua): With the emergence of new technologies and appropriation of these tools in students' daily lives, it is necessary to use such resources in teaching. This article presents the results obtained during an experience in the workshop "Collaborative Pedagogical Practices in build the Professional Skills of the Future" workshop with teachers of basic education. Whose objective was to present digital tools to support collaborative pedagogical practices, production of questionnaires and interactive polls, as well as a collaborative environment. The analyzes carried out indicate changes in the teachers' perception of collaboration, the use of the TDICs in the classroom and their greater commitment to changes in their teacher praxis as a result of the knowledge acquired in workshop
URI: https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1303
ISSN: 2316-6541
Aparece nas coleções:Artigo, Resumo científico e Comunicação em eventos - Informática, Redes...

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FERNANDO LUCAS DE OLIVEIRA FARIAS 6.pdf444 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.