Repositório Institucional


Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1304
Título: Indícios de autoria em textos de estudantes do ensino fundamental
Título(s) alternativo(s): Authorship indexes in texts of elementary school students
Autor(es): Carvalho, Maria Leônia Garcia Costa
Freitas, Flávia Oliveira
Palavras-chave: Educação - Sergipe; Produção textual; Análise de texto; Estudo de caso; Textual production; Text analysis; Education; Case study
Data do documento: Jun-2015
Editor: Universidade Federal de Sergipe - UFS
Citação: CARVALHO, Maria Leônia Garcia Costa; FREITAS, Flávia Oliveira. Indícios de autoria em textos de estudantes do ensino fundamental. Interdisciplinar, São Cristóvão, n. 10, v.22, p. 207-222, jan./jun. 2015
Resumo: Este estudo teve como objetivo analisar textos produzidos por estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública estadual do município de Aracaju-Se, procurando investigar vestígios de subjetividade e singularidades neles presentes, avaliados como indícios de autoria. Como referenciais teóricos, recorremos a Foucault, Orlandi, Possenti, entre outros, que se posicionaram sobre a questão. Na análise das produções textuais, além dos pressupostos dos autores citados, também nos orientamos pelo paradigma indiciário de Guinzburg. Os resultados da análise nos revelaram não apenas marcas resultantes de escolhas lexicais, sintáticas e discursivas, mas singularidades que foram interpretadas como indícios de autoria.
Resumo (segunda língua): This work has the objective of analyze texts written by students of seventh grade of the fundamental education, of a public state school, situated in Aracaju city, identifying in them traces of subjectivities and singularities that work as authorship evidence. As theoretical references, works of Foucault, Orlandi, Possenti and others were used, who reflected about the authorship. In addition to the assumptions of the cited authors, it was also considered the Ginzburg's indiciary paradigm. The results revealed not only remarkable signs of lexical, syntactic and discursive choices, but singularities that were interpreted as evidence of authorship.
URI: https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1304
ISSN: 1980-8879
Aparece nas coleções:Artigo, Resumo científico e Comunicação em eventos - Ciências Humanas e Sociais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FLAVIA OLIVEIRA FREITAS 1.pdf491,17 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Indícios de autoria em textos de estudantes do ensino fundamental.pdf491,17 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.