Repositório Institucional
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1339
Título: | Dispositivos móveis e suas potencialidades para a formação de pedagogo/as nas aulas de matemática na Universidade Federal de Alagoas campus A. C. Simões |
Título(s) alternativo(s): | Mobile devices and their potentialities for the education of the pedagogue in mathematics classes at the Federal University of Alagoas campus A. C. Simões |
Autor(es): | Oliveira, Carloney Alves de Schneider, Henrique Nou |
Palavras-chave: | Educação; Matemática; Formação do professor; Dispositivo móvel; Prática pedagógica; Ensino-aprendizagem; Education; Teaching-learning; Mathematics; Teacher training; Pedagogical practice; Mobile device |
Data do documento: | Set-2018 |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas - UFAL |
Citação: | OLIVEIRA, Carloney Alves de; SCHNEIDER, Henrique Nou. Dispositivos móveis e suas potencialidades para a formação de pedagogo/as nas aulas de matemática na Universidade Federal de Alagoas campus A. C. Simões. Debates em Educação, Maceió, v. 10, n. 22, set./dez., 2018 |
Resumo: | O presente artigo tem como objetivo geral refletir sobre as potencialidades dos dispositivos móveis na formação inicial do pedagogo nos processos de ensino e de aprendizagem em Matemática, a partir de aplicativos disponíveis nos tablets e smartphones. A pesquisa caracterizou-se por uma abordagem qualitativa, do tipo participante, como método de investigação. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas, observação participante e diário de campo. Do universo da pesquisa participaram 36 alunos do Curso de Pedagogia, da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), matriculados na disciplina Saberes e Metodologias do Ensino da Matemática 2, dos turnos Vespertino e Noturno. Constatamos que os dispositivos móveis podem proporcionar práticas pedagógicas capazes de dar conta das especificidades relacionadas ao ensino de Matemática de forma prazerosa, eficaz e lúdica, superando o paradigma educacional vigente. |
Resumo (segunda língua): | This article aims to reflect on the potential of mobile devices in the initial formation of the pedagogue in the processes of teaching and learning in mathematics, from applications available on tablets and smartphones. The research was characterized by a qualitative approach, of the participant type, as research method. Data were collected through semistructured interviews, participant observation and field diary. Thirty-six students from the Pedagogy Course, from the Federal University of Alagoas (UFAL), enrolled in the discipline Knowledge and Methodologies of Mathematics Teaching 2, from the afternoon and evening shifts, participated in the research. We found that mobile devices can provide pedagogical practices capable of accounting for the specificities related to the teaching of mathematics in a pleasurable, effective and playful manner, surpassing the current educational paradigm. |
URI: | https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1339 |
ISSN: | 2175-6600 |
Aparece nas coleções: | Artigo, Resumo científico e Comunicação em eventos - Ciências Humanas e Sociais |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dispositivos moveis e suas potencialidades para a formacao de pedagogoas nas aulas de matematica.pdf | 707,86 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.