Repositório Institucional
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1343
Título: | EAD: percepções de tutores a distância |
Título(s) alternativo(s): | Distance Learning: perceptions of distance tutors |
Autor(es): | Soeira, Elaine dos Reis Schneider, Henrique Nou |
Palavras-chave: | Educação; Tecnologia da informação; Formação do professor; Educação a distância - EAD; Ensino-aprendizagem; Information technology; Education; Teaching-learning; Teacher training; Distance education |
Data do documento: | Nov-2014 |
Editor: | Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC |
Citação: | SOEIRA, Elaine dos Reis; SCHNEIDER, Henrique Nou. EAD: percepções de tutores a distância. Int. J. Knowl. Eng. Manage., Florianópolis, v.2, n.4x, p.109-134, nov. 2013/fev. 2014 |
Resumo: | Este artigo foi elaborado a partir da dissertação Mediação da aprendizagem colaborativa – percepções de tutores a distância, defendida na Universidade Federal de Sergipe, no Programa de Pós-Graduação em Educação, no ano de 2013. O objeto do estudo foi a percepção de tutores a distância sobre a mediação da aprendizagem colaborativa, isto é, foram convidados a pensar sobre as suas práticas de tutoria, para que fosse possível pensar como a docência é um elemento em construção nas práticas de tutoria. A pesquisa foi desenvolvida numa abordagem qualitativa, apoiada na Teoria das Representações Sociais. Os resultados apontaram que a docência é um processo que vem se firmando nas práticas de tutoria, isto é, a maioria dos tutores rejeita a condição de “tarefeiro” e buscam formas de poder exercer a docência de forma pela no contexto da EaD. Alguns pontos merecem uma investigação mais aprofundada para que seja ampliado o debate sobre a formação específica e sobre as práticas de tutoria a fim de compreender a complexa relação entre a formação inicial, a formação continuada e o exercício da docência. |
Resumo (segunda língua): | This article was elaborated from the dissertation Mediation of collaborative learning - perceptions of distance tutors, defended at the Federal University of Sergipe, in the Program Graduate Program in Education in 2013. The object of the study was the perception of distance tutors on the mediation of collaborative learning, that is, they were invited to think about their tutoring practices, so that it was possible to think how teaching is a element under construction in tutoring practices. The research was developed in an approach qualitative, supported by the Theory of Social Representations. The results showed that the teaching is a process that has been established in the tutoring practices, that is, the majority of tutors reject the condition of “chore” and look for ways to be able to teach formed by in the context of distance education. Some points deserve further investigation so that the debate on specific training and on tutoring practices to be in order to understand the complex relationship between initial training, continuing training and exercise of teaching. |
URI: | https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1343 |
ISSN: | 2316-6517 |
Aparece nas coleções: | Artigo, Resumo científico e Comunicação em eventos - Ciências Humanas e Sociais |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
EAD percepções de tutores a distância.pdf | 853,27 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.