Repositório Institucional
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1356
Título: | O Geogebra: Uma experimentação na análise dos coeficientes de uma função afim |
Título(s) alternativo(s): | Geogebra: An experiment in the analysis of the coefficients of an affine function |
Autor(es): | Araújo, Wellington Alves de Silva, Veleida Anahi da |
Palavras-chave: | Educação; Matemática; Tecnologia da informação; Ensino-aprendizagem; Software - GeoGebra; Ciências - Ensino; Education; Teaching-learning; Information technology; Mathematics; Science - teaching |
Data do documento: | 2015 |
Editor: | Universidade Federal de Sergipe - UFS |
Citação: | ARAÚJO, Wellington Alves de; SILVA, Veleida Anahi da. O Geogebra: uma experimentação na análise dos coeficientes de uma função afim. Revista Fórum Identidades, Itabaiana, ano, 9, v. 17, p. 181-202, jan./abr. 2015 |
Resumo: | Este artigo apresenta um recorte de uma pesquisa tem como objetivo geral investigar possibilidades de situações de aprendizado da Matemática de conceitos relativos às funções polinomiais do 1º grau (Função Afim) com alunos da 1ª série do Ensino Técnico de Nível Médio Integrado do IFS – Campus São Cristóvão fazendo uso de uma Sequência Didática mediada pelo uso do software matemático GeoGebra. Para tanto, foi realizado um estudo, pautado nas ideias de Machado (2008), Pais (2011) e Oliveira (2013), embasados na Engenharia Didática discutida por Artigue. Ao término da experiência ficou constatado que aplicação do software matemático Geogebra no processo de ensino da função polinomial do primeiro grau se constituiu como um item motivador para a aprendizagem, uma vez que este foi utilizado como meio para e não como fim. |
Resumo (segunda língua): | This article presents part of a research and aims to investigate possibilities of learning situations in mathematics concepts related to polynomial functions of the 1st degree (similar Function) with students from the 1st grade of Technical Education Integrated Mid-Level of IFS - Campus São Cristóvão, making use of a Teaching Sequence mediated by the usage of mathematical software GeoGebra. To this end, a study, guided by the ideas of Machado (2008), Pais (2011) and Oliveira (2013) and based on the Engineering Curriculum discussed by Artigue, was performed. At the end of the experiment, it was found that application of mathematical software GeoGebra in the teaching process of the first-degree polynomial function was constituted as a motivator item for learning, since this was used as a means and not as an end for it |
URI: | https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1356 |
ISSN: | 1982-3916 |
Aparece nas coleções: | Artigo, Resumo científico e Comunicação em eventos - Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
O Geogebra uma experimentacao na análise dos coeficientes de uma funcao afim.pdf | 2,22 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.