Repositório Institucional


Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1358
Título: Reflexões sobre as contribuições de elementos da filosofia da ciência e da epistemologia histórica de Gaston Bachelard no ensino de ciências
Título(s) alternativo(s): Reflections on the contributions of elements of Gaston Bachelard's philosophy of science and historical epistemology to science teaching
Autor(es): Fonseca, Sarah Suely Nascimento
Almeida, Marcela Santos de
Araújo, Wellington Alves de
Palavras-chave: Educação; Matemática; Formação do professor; Ciências - Ensino; Gaston Bachelard; Mathematics; Education; Science - teaching; Teacher training
Data do documento: Set-2013
Editor: Universidade Federal de Sergipe - UFS
Grupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (Educon)
Citação: FONSECA, Sarah Suely Nascimento; ALMEIDA, Marcela Santos de; ARAÚJO, Wellington Alves de. Reflexões sobre as contribuições de elementos da filosofia da ciência e da epistemologia histórica de Gaston Bachelard no ensino de ciências . In: Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade, 7, São Cristovão. 2013. Anais eletrônicos... São Cristóvão, UFS, v. 7, n. 01, p.1-7, set., 2013
Resumo: A importância da discussão sobre a Filosofia da Ciência e da Epistemologia histórica de Bachelard para o Ensino de Ciências possui diversos aspectos que têm sido apontados com bastante frequência na bibliografia especializada nessa área. Diante disso, o presente artigo tem como objetivo desenvolver reflexões sobre alguns aspectos da epistemologia bachelardiana e da Filosofia da Ciência que podem contribuir para a prática pedagógica, no contexto de Ensino de Ciências. Para o desenvolvimento e análise dessa proposta foi realizada uma pesquisa bibliográfica tendo assim a percepção de algumas limitações para o ensino de Ciências e a importância de novos conhecimentos para tornar a prática docente mais dinâmica.
Resumo (segunda língua): The discussion importance about science philosophy and of the historical epistemology of bachelard for the sciences teaching owns several aspects that has been being pointed with a lot of frequency in the specialized bibliography in this area. Ahead of this, the present article has as purpose developing reflections about some epistemology bachelardiana aspects and of the science philosophy that can contribute for the pedagogical practice in the sciences teaching context. For the development and analysis of this proposed was accomplished a bibliographical research having thus a perception and some limitations for the sciences teaching and the new knowledges importance to turn the more dynamic educational practice.
URI: https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1358
ISSN: 1982-3657
Aparece nas coleções:Artigo, Resumo científico e Comunicação em eventos - Matemática



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.