Repositório Institucional


Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1428
Título: Experimentos didáticos no ensino de física com foco na aprendizagem significativa
Título(s) alternativo(s): Didactic experiments in physics teaching with a focus on learning meaningful
Autor(es): Moraes, José Uibson Pereira
Silva Júnior, Romualdo Santos
Palavras-chave: Educação; Ciências - Ensino; Ensino-aprendizagem; Física; Prática pedagógica; Science - teaching; Pedagogical practice; Education; Physical; Teaching-learning
Data do documento: 2014
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS
Citação: MORAES, José Uibson Pereira; SILVA JÚNIOR, Romualdo Santos. Experimentos didáticos no ensino de física com foco na aprendizagem significativa. Aprendizagem Significativa em Revista, v.4, n. 3, p. 61-67, 2014
Resumo: O uso de experimentos didáticos como prática educacional de forma tradicional em laboratório, ou de forma mais simples em sala de aula, é sem dúvida uma importante ferramenta no ensino de Ciências, em particular no Ensino de Física. Este trabalho tem por objetivo mostrar a importância dos experimentos didáticos no ensino de Física como forma de auxílio à Aprendizagem Significativa. Para tanto será mostrada brevemente a Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel, em seguida será apresentada uma reflexão sobre a prática experimental como proposta pedagógica no Ensino Médio e de que forma essa prática pode servir para promover a aprendizagem significativa. Buscamos também, nos principais periódicos da área, verificar o quantitativo de artigos que tratam do tema deste trabalho. Os resultados mostra que a produção científica no que diz respeito à utilização no ensino de Física de experimentos didáticos vêm aumentando nos últimos anos, o que mostra a relevância de que exista uma continuidade de pesquisa nesse campo.
Resumo (segunda língua): The use of didactic experiments as educational practice in a traditional way in the laboratory, or in a simpler way, in the classroom is undoubtedly an important tool in science teaching, and specifically in the Teaching of Physics. This paper aims to show the importance of didactic experiments in physics teaching as a form to facilitate Meaningful Learning. To do this we will present the Theory of Meaningful Learning of Ausubel, then a reflection on experimental practice as a pedagogical proposal in high school and how this practice can serve to promote meaningful learning is presented. In addition, a research was made in major journals in the field to verify the amount of papers that deal with the subject of this study. The results show that the scientific literature regarding the use in the Teaching of Physics of didactic experiments is increasing in recent years, which shows the relevance, or the need of a continuity of research in this field.
URI: https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1428
ISSN: 2238-3905
Aparece nas coleções:Artigo, Resumo científico e Comunicação em eventos - Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Experimentos didáticos no ensino de física com foco na aprendizagem significativa.pdf99,85 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.