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Título: Educação em empreendedorismo: o que podemos aprender dos exemplos brasileiros e finlandeses?
Título(s) alternativo(s): Entrepreneurship education: ¿qué podemos aprender de los ejemplos brasileño y finlandés?
Entrepreneurship education: what can we learn from the brazilian and the finnish examples?
Autor(es): Laurikainen, Marja
Silva, Flavio Lopes da
Schlemper, Paula Felipe
Soares, José Wlamir Barreto
Melo, Luis Henrique Mendes de
Palavras-chave: Empreendedorismo; Educação; Inovação; Competência empresarial; Emprendimiento; Educación; Innovación; Competencias empresariales; Entrepreneurship; Entrepreneurship education; Innovation; Entrepreneurial competence; Education
Data do documento: Mai-2018
Editor: Universidade Estadual Paulista - UNESP
Citação: LAURIKAINEN, Marja et al. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 13, n. esp1, p. 337-358, maio 2018
Resumo: A educação desempenha um papel fundamental na promoção do empreendedorismo e da inovação, especialmente nos novos mercados globais e nas mudanças tecnológicas rápidas no mundo. Este artigo discute brevemente o conceito de educação para o empreendedorismo, com foco nos fatores que aumentam as intenções do empreendedorismo, por exemplo, dimensões cognitiva, conativa e afetiva da personalidade. Também introduz alinhamentos e discute a situação atual na promoção da educação para o empreendedorismo no Brasil e na Finlândia, dando exemplos de práticas para o desenvolvimento de competências empresariais dos alunos em diferentes níveis educacionais em ambos os países. As conclusões destacam algumas semelhanças e diferenças nas abordagens dos dois países, além de elaborar recomendações sobre como as competências empresariais podem ser promovidas em todos os níveis de educação.
Resumo (segunda língua): La educación desempeña un papel clave en la promoción del espíritu empresarial y la innovación, especialmente en los nuevos mercados mundiales y en los rápidos cambios tecnológicos en el mundo. En este artículo se analiza brevemente el concepto de educación empresarial, centrándose en los factores que aumentan las intenciones del emprendimiento, por ejemplo, cognitivas, conativas y afectivas de la personalidad. También introduce las alineaciones y la situación actual en la promoción de la educación empresarial en Brasil y en Finlandia basado en ejemplos de casos de prácticas para desarrollar las competencias empresariales de los estudiantes en diferentes niveles de educación en ambos países. Las conclusiones destacan algunas similitudes y diferencias en los enfoques de los dos países, así como las recomendaciones acerca de cómo fomentar las competencias empresariales en todos los niveles de la educación.
URI: https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1429
ISSN: 1982-5587
Aparece nas coleções:Artigo, Resumo científico e Comunicação em eventos - Ciências Humanas e Sociais

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