Repositório Institucional


Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1497
Título: Sou consumidor: percepção de consumidores cegos em restaurantes de um shopping de Brasília (DF)
Título(s) alternativo(s): Soy un consumidor: percepción de consumidores ciegos en restaurantes de un centro comercial en Brasília (DF)
I am a costumer: perception of visually impaired costumers in restaurants of a mall in Brasília (DF)
Autor(es): Lima, Letícia Bianca Barros de Moraes
Curado, Raquel Rodrigues Gonçalves
Araújo, André Luiz Mendes
Palavras-chave: Turismo; Acessibilidade; Consumidor; Restaurante; Deficiente visual; Brasília; Visually impaired; Accessibility; Tourism; Costumer
Data do documento: Jun-2020
Editor: Universidade de Brasília - UnB
Citação: LIMA, Letícia Bianca Barros de Moraes; CURADO, Raquel Rodrigues Gonçalves, ARAÚJO, André Luiz Mendes. Sou consumidor: percepção de consumidores cegos em restaurantes de um shopping de Brasília (DF). Revista Cenário, Brasília, v. 8, n.15, p. 64–77, jun. 2020
Resumo: O presente artigo pretende demonstrar como as pessoas com deficiência visual enfrentam diversas dificuldades para exercer o seu papel enquanto consumidores, em um sistema que parece desprezar o seu potencial de consumo. A análise da situação é feita sob a luz da Lei Federal 13.146/2015, e das Leis Distritais 3.634/2005 e 4.317/2009. O seu objetivo é analisar a importância da percepção das pessoas cegas quanto ao ambiente de consumo e sobre a qualidade do atendimento oferecido nos restaurantes do shopping Conjunto Nacional, em Brasília. A investigação é de natureza qualitativa, foram realizadas entrevistas com consumidores cegos seguida da análise de discurso. Os resultados mostram a insatisfação dos consumidores com deficiência visual com a falta de preparo dos atendentes e a inadequação dos estabelecimentos.
Resumo (segunda língua): This article aims to demonstrate how visually impaired people find it difficult to play their role as costumer in a system that seems to neglect their consumption potential. The analysis of the situation is made under the light of Federal Law 13.146 / 2015, and District Laws 3.634 / 2005 and 4.317 / 2009. Its objective is to analyze the importance of the perception of visually impaired people regarding the consumption environment and the quality of the service offered in the restaurants of the Conjunto Nacional mall, in Brasília. The research is qualitative in nature, with interviews, conducted with visually impaired costumers, followed by discourse analysis. The results show the dissatisfaction of visually impaired costumers with the lack of preparation of the attendants and the inadequacy of the establishments.
URI: https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1497
ISSN: 2318-8561
Aparece nas coleções:Artigo, Resumo científico e Comunicação em eventos - Gestão de Turismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Sou consumidor percepção de consumidores cegos em restaurantes de um shopping de Brasília (DF).pdf351,61 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.