Repositório Institucional


Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1505
Título: O enfoque CTSA e o ensino integrado: aproximações teóricas
Título(s) alternativo(s): The CTSA approach and integrated teaching: theoretical approaches
Autor(es): Jesus, Lucas Antonio Feitosa de
Santos, José Osman dos
Palavras-chave: Educação; Sociedade; Educação profissional; Ensino-aprendizagem; Ciências - Ensino; Meio ambiente; Tecnologia; Education; Science - teaching; Technology; Environment; Professional education; Society
Data do documento: Set-2020
Editor: Instituto Federal do Espírito Santos - IFES
Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica
Citação: JESUS, Lucas Antonio Feitosa de; SANTOS, José Osman dos. O enfoque CTSA e o Ensino Integrado: aproximações teóricas. Educação Profissional e Tecnológica em Revista. Vitória/ES, v. 4, n. 3, p. 149-166, set./dez. 2020.
Resumo: Para fundamentar a articulação entre o enfoque CTSA e o Ensino Integrado, este manuscrito foi estruturado em três fases: a primeira correspondeu a uma discussão histórica sobre o movimento CTSA seguida de sua proposta de ensino; a segunda fase foi composta pela descrição dos fundamentos teórico-epistemológicos do Ensino Integrado; a terceira e última fase ocupou-se em vincular as duas primeiras, demonstrando a confluência teórica que há entre o enfoque CTSA e o Ensino Integrado. Nas considerações finais, sinalizou-se a importância de um currículo que contemple a integração dessas abordagens mas, ao mesmo tempo, tendo em mente que a formação integral se dá no próprio processo de ensino e aprendizagem, sendo mister a existência de práticas pedagógicas relevantes à construção da cidadania.
Resumo (segunda língua): To support the articulation between the STSE approach and Integrated Education, this manuscript was structured in three phases: the first one corresponded to a historical discussion about the STSE movement followed by its teaching proposal; the second phase consisted of a description of the theoretical and epistemological foundations of Integrated Education; the third and last phase was concerned with linking the first two, demonstrating the theoretical confluence between the STSE approach and Integrated Education. In the final considerations, the importance of a curriculum that contemplates the integration of these approaches was signaled, but, at the same time, bearing in mind that integral training takes place in the teaching and learning process itself, with the existence of pedagogical practices relevant to building citizenship.
URI: https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1505
ISSN: 2594-4827
Aparece nas coleções:Artigo, Resumo científico e Comunicação em eventos - Ciências Humanas e Sociais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EPT_Em_Revista_Lucas_Osman_2020.pdf245,6 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.