Repositório Institucional


Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1517
Título: Uso da realidade aumentada como ferramenta didática de ensino de estruturas: estudo na disciplina Isostática
Título(s) alternativo(s): Use of augmented reality as a didactic tool for teaching structures: study in the Isostatic discipline
Autor(es): Feitosa, Lucas Gabriel Teixeira
Orientador: Conceição, Rodolfo Santos da
Palavras-chave: Engenharia civil; Estrutura; Arquitetura; Ensino-aprendizagem; Software Blender; Architecture; Civil engineering; Structure; Teaching-learning
Data do documento: 27-Nov-2020
Editor: Instituto Federal de Sergipe - IFS
Campus Aracaju
Departamento de Desenvolvimento de Ensino
Coordenadoria de Engenharia Civil
Citação: FEITOSA, Lucas Gabriel Teixeira. Uso da realidade aumentada como ferramenta didática de ensino de estruturas: estudo na disciplina Isostática. 2020. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação de Bacharelado em Engenharia Civil) – Instituto Federal de Educação, Aracaju, 2020
Resumo: É de fundamental importância que durante os cursos de Engenharia Civil e Arquitetura os estudantes desenvolvam a capacidade de entender o comportamento das estruturas. Entretanto, as disciplinas que abordam tais assuntos geralmente possuem um nível de desistência e reprovação relativamente alto quando comparadas às demais, o que atesta a dificuldade na obtenção da habilidade para compreender o comportamento das estruturas quando submetidas a diferentes naturezas e intensidades de carga. O presente trabalho teve como objetivo analisar o uso da tecnologia de realidade aumentada como ferramenta para auxiliar o ensino das disciplinas de cunho estrutural. Para isso, foram criados modelos tridimensionais no software Blender representando diferentes situações de carga em diferentes peças estruturais e, consequentemente, tais modelos foram inseridos em um aplicativo de Realidade Aumentada desenvolvido na plataforma Unity. O aplicativo desenvolvido foi utilizado em uma aula experimental da disciplina Isostática. A eficácia do mesmo foi avaliada por meio da aplicação de um questionário ao fim da aula experimental e os resultados obtidos corroboram com a hipótese de que o uso da Realidade Aumentada pode contribuir positivamente com o ensino das disciplinas de estruturas aos estudantes de graduação.
Resumo (segunda língua): It is of fundamental importance that during Civil Engineering and Architecture courses students develop the ability to understand structural behaviors. However, the courses that address such subjects generally have a relatively high level of dropout and failure when compared to the others, which attests to the difficulty in obtaining the ability to understand the behavior of structures when subjected to different natures and load intensities. The present work aimed to analyze the use of augmented reality technology as a tool to assist the teaching of structural disciplines. For this, three-dimensional models were created in the Blender software to model different loading situations on different structural parts and, consequently, such models were inserted in an Augmented Reality application developed on the Unity platform. The developed application was used in an experimental Isostatic class. Its effectiveness was assessed by applying a questionnaire at the end of the experimental class and the results obtained corroborate the hypothesis that the use of Augmented Reality can positively contribute to the teaching of structural disciplines to undergraduate students.
URI: https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1517
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - Engenharia Civil

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Lucas Gabriel Teixeira Feitosa.pdf16,31 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.