Repositório Institucional
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1521
Título: | Avaliação da aprendizagem e práticas pedagógicas: desafios e possibilidades |
Título(s) alternativo(s): | Assessment of learning and pedagogical: practices challenges and possibilities Evaluación de aprendizaje y prácticas pedagógicas desafíos y posibilidades |
Autor(es): | Silva, Lucielma Semião da Santos, Luiz Carlos Pereira |
Palavras-chave: | Educação; Prática pedagógica; Ensino-aprendizagem; Teaching-learning; Pedagogical practice; Education |
Data do documento: | Set-2020 |
Editor: | Universidade Federal de Sergipe - UFS Grupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (Educon) |
Citação: | SILVA, Lucielma Semião da; SANTOS, Luiz Carlos Pereira. Avaliação da aprendizagem e práticas pedagógicas: desafios e possibilidades. In: Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade, 14, São Cristovão. 2020. Anais eletrônicos... São Cristóvão, UFS, v. 14, n. 03, p.1-14, set., 2020 |
Resumo: | Neste artigo discute-se a avaliação da aprendizagem no cerne de diferentes concepções pedagógicas que subjazem sua prática interligada às características de seus respectivos contextos sócio-históricos. O objetivo é caracterizar os sentidos que a avaliação da aprendizagem tem assumido no âmbito escolar e suas imbricações com os processos de ensino-aprendizagem, ao longo do tempo. A partir de uma revisão bibliográfica com base em Luckesi (2011), Vasconcellos (2013; 2014), Hoffmann (2014), Villas Boas (2015) e Chueiri (2008), apresenta-se e caracteriza-se as concepções de avaliação tradicional e formativa. As conclusões apontam a urgência de se ressignificar a avaliação da aprendizagem tendo em vista superar seu viés tradicional e assumi-la como dimensão pedagógica essencialmente voltada para a promoção das aprendizagens conforme preconizado na concepção formativa. |
Resumo (segunda língua): | This article discusses the assessment of learning through different pedagogical concepts that underlie its practice, linked to the characteristics of their respective socio-historical contexts. The objective is to characterize the meanings that the assessment of learning has taken on in the school environment and its overlap with the teaching-learning processes, over time. Based on a bibliographic review based on Luckesi (2011), Vasconcellos (2013, 2014), Hoffmann (2014), Villas Boas (2015) and Chueiri (2008), the concepts of traditional and formative evaluation are presented and characterized. The conclusions point to the urgency of giving a new meaning to the evaluation of learning in order to overcome its traditional bias and assume it as a pedagogical dimension essentially focused on the promotion of learning as recommended in the formative conception. |
URI: | https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1521 |
ISSN: | 1982-3657 |
Aparece nas coleções: | Artigo, Resumo científico e Comunicação em eventos - Ciências Humanas e Sociais |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
avaliacao_da_aprendizagem_e_praticas_pedagogicas_desafios_e_poss.pdf | 633,28 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.