Repositório Institucional
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1608
Título: | A docência no contexto da EJA integrada à Educação Profissional e Tecnológica: uma análise das perspectivas de professores do PROEJA do IFS Campus Aracaju |
Título(s) alternativo(s): | Teaching in the context of EJA integrated to Professional and Technological Education: an analysis of the perspectives of PROEJA’s teachers at IFS Campus Aracaju |
Autor(es): | Santos, Juliane dos Silva, Maria Silene da Jesus, Lucas Antonio Feitosa de |
Palavras-chave: | Ensino-aprendizagem; Evasão escolar; Educação; Educação de jovens e adultos - EJA; Educação profissional; PROEJA; Professional education; Teaching learning; Education; Truancy; Youth and adult education |
Data do documento: | Nov-2021 |
Editor: | Universidade Estadual do Tocantins - Unitins |
Citação: | SANTOS, Juliane dos; SILVA, Maria Silene da; JESUS, Lucas Antonio Feitosa de. A docência no contexto da EJA integrada à Educação Profissional e Tecnológica: uma análise das perspectivas de professores do PROEJA do IFS Campus Aracaju. Revista Humanidades & Inovação. Palmas, v. 8, n. 53, p. 424-441, jul. 2021. |
Resumo: | O presente artigo teve por objetivo identificar se a prática docente pode ou não contribuir para a aprendizagem e a permanência do alunado no curso integrado de Desenho de Construção Civil (DCC) do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA) do Instituto Federal de Sergipe (IFS) Câmpus Aracaju. Ancorado em uma investigação de vertente crítica, utilizou-se de métodos qualitativos e quantitativos na coleta dos dados, à luz da análise de conteúdo de Bardin (2016) e da estatística descritiva dos dados (REIS; REIS; 2002), respectivamente. Os resultados encontrados no estudo evidenciam o potencial que a prática docente detém na aprendizagem e permanência escolar de estudantes-trabalhadores com perfil da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e, ao mesmo tempo, enfatiza os desafios e dilemas didático-pedagógicos, ético-políticos e teórico-metodológicos dessa prática profissional frente ao sistema brasileiro de ensino. |
Resumo (segunda língua): | The present article aimed to identify whether the teaching practice can contribute to the learning and the permanence of the student in the integrated course of Civil Construction Design of the National Program for the Integration of Professional Education with Basic Education in Education Modality of Youth and Adults (PROEJA) of the Federal Institute of Sergipe (IFS) Campus Aracaju. Anchored in a critical investigation, qualitative and quantitative methods were used in data collection, in light of Bardin’s content analysis (2016) and descriptive data statistics (REIS; REIS; 2002), respectively. The results found in the study show the potential that the teaching practice holds in the learning and school permanence of student-workers with a profile of Youth and Adult Education (EJA) and, at the same time, emphasizes the challenges and dilemas of the didactic-pedagogical, ethical-political and theoretical-methodological of this professional practice in the face of the Brazilian education system. |
URI: | https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1608 |
ISSN: | 2358-8322 |
Aparece nas coleções: | Artigo, Resumo científico e Comunicação em eventos - Ciências Humanas e Sociais |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
5930-Texto do artigo-20490-2-10-20211116.pdf | 445,15 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.