Repositório Institucional


Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1615
Título: Retenção no curso de licenciatura em Física do Instituto Federal de Sergipe - Campus Lagarto
Título(s) alternativo(s): Retention in the degree course in Physics at the Federal Institute of Sergipe - Campus Lagarto
Autor(es): Santos, Dayane Roberta dos
Orientador: Ribeiro, André Neves
Sampaio, Jarbas Cordeiro
Palavras-chave: Física; Retenção por disciplina; Ensino superior; Correlação estatística; Educação; Physics; Education; Retention by discipline; Higher education; Statistical correlation
Data do documento: 13-Abr-2021
Editor: Instituto Federal de Sergipe - IFS
Campus Lagarto
Coordenadoria do Curso de Licenciatura em Física
Citação: SANTOS, Dayane Roberta dos. Retenção no curso de licenciatura em Física do Instituto Federal de Sergipe - Campus Lagarto. 2021. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura de Física) - Instituto Federal de Sergipe, Lagarto, 2021.
Resumo: A retenção é o processo de permanência de alunos no curso com tempo superior ao máximo previsto para a sua conclusão. Esse é um problema que no Brasil tem apresentando índices alarmantes, atingindo inclusive a educação superior. O objetivo do presente trabalho é obter um retrato da reprovação em todas as disciplinas obrigatórias do curso de Licenciatura em Física do IFS - campus Lagarto. Foram analisados 94 (noventa e quatro) históricos escolares de estudantes desse curso, os quais ingressaram nos semestres de 2011.2 até 2019.1. A pesquisa foi realizada usando uma abordagem exploratória, analisando os índices de reprovação de todas as 48 (quarenta e oito) disciplinas obrigatórias do curso. Os resultados revelam que a taxa de reprovação é próxima ou superior a 40% (quarenta por cento) para sete disciplinas do curso. Essas disciplinas pertencem às áreas Física e Matemática. São elas, em ordem decrescente de taxa de reprovação: Física A, Cálculo I, Física B, Vetores e Geometria Analítica, Tópicos de Matemática Elementar, Cálculo III e Cálculo II. Um estudo das correlações estatísticas entre as taxas de reprovação dessas disciplinas e seus pré-requisitos foi realizado, porém os resultados foram inconclusivos quanto às significâncias dessas correlações.
Resumo (segunda língua): Retention is the process of permanence of students in the course longer than the maximum time foreseen for its completion. This is a problem that in Brazil has shown alarming rates, even affecting higher education. The objective of the present work is to obtain a picture of failure in all mandatory subjects of the Licentiate Degree in Physics course at IFS - Lagarto campus. 94 (ninety-four) school transcripts of students from this course were analyzed, who entered the semesters from 2011.2 to 2019.1. The research was carried out using an exploratory approach, analyzing the failure rates of all 48 (forty-eight) mandatory subjects of the course. The results reveal that the failure rate is close to or higher than 40% (forty percent) for seven subjects in the course. These subjects belong to the Physics and Mathematics areas. They are, in decreasing order of failure rate: Physics A, Calculus I, Physics B, Vectors and Analytical Geometry, Topics in Elementary Mathematics, Calculus III and Calculus II. A study of the statistical correlations between the failure rates of these subjects and their prerequisites was carried out, but the results were inconclusive as to the significance of these correlations.
URI: https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1615
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia versão final - Dayane Roberta.pdf2,62 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.