Repositório Institucional


Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/174
Título: Contribuições da tecnologia web.2.0 no contexto educacional em sala de aula e na biblioteca
Título(s) alternativo(s): Contributions of web.2.0 technology in the educational context in the classroom and in the library.
Autor(es): Nascimento, Angilene Santos
Souza, Salim Silva
Santos Júnior, Maurício
Palavras-chave: Educação; Biblioteca; Formação do professor; Biblioteconomia; Tecnologia da informação; Educação aberta; Ciência da Informação; Information science
Data do documento: Set-2015
Editor: Universidade Federal de Sergipe - UFS
Grupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade - EDUCON
Citação: NASCIMENTO, Angilene Santos; SOUZA, Salim Silva; SOUZA JÚNIOR, Maurício. Contribuições da tecnologia web. 2.0 no contexto educacional em sala de aula e na biblioteca. In: Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade, 9, São Cristóvão, 2015. Anais eletrônicos... São Cristóvão, UFS, set., 2015
Resumo: Este artigo é uma contribuição aos estudos sobre a importância da web 2.0 na prática da aprendizagem em sala de aula e nas bibliotecas das instituições escolares e das comunidades locais, bem como mostrar como esses profissionais da educação e informação estão se habilitando no uso dessas novas tecnologias. O estudo toma como fundamentação teórica as pesquisas produzidas por pesquisadores tais como Costa (2012), Rezende(2002), Castells (2003), Darnton (2010), entre outros. A metodologia aplicada para execução desta analise se deu por meio de levantamento bibliográfico, e está dividida em quatro partes: a situação atual da educação; um breve histórico da web 2.0; suas contribuições em sala de aula; e como as bibliotecas tem se adaptado a essa nova realidade tecnológica.
Resumo (segunda língua): This article is a contribution to the studies on the importance of web 2.0 in the practice of learning in the classroom and in the libraries of educational institutions an d local communities, and show how these professionals education and information are enabling the use of these new technologies . The study takes as its theoretical foundation the research produced by researchers such as Costa (2012), Rao (2002), Castells ( 2003), Darnton (2010), among others. The methodology used to perform this analysis was through a literature review, and is divided into four parts: the current education situation; a brief history of web 2.0; contributions to the classroom; and how librari es have adapted to this new technological reality.
URI: https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/174
ISSN: 1982-3657
Aparece nas coleções:Artigo, Resumo científico e Comunicação em eventos - Ciências Humanas e Sociais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo_Educação_e_tecnologias_(Educon2015).pdf389,04 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.