Repositório Institucional


Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1770
Título: Painel de gestão acadêmica dos cursos de graduação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe: uma proposta de Power Bi® como ferramenta gerencial
Título(s) alternativo(s): Academic management panel of graduation courses of the federal institute of education, science and technology of Sergipe: A proposal of Power bi® as a management tool
Autor(es): Parisi, Baby de Fátima Barbosa
Oliveira, Kleber Fernandes de.
Palavras-chave: Power BI®; gestão do conhecimento; ensino superior; business intelligence; transparência ativa.; Power BI®; knowledge management; university education; business intelligence; active transparency
Data do documento: 7-Jun-2021
Editor: Revista de Gestão e Avaliação Educacional
Citação: PARISI, B. de F. B.; OLIVEIRA, K. F. de. Painel de gestão acadêmica dos cursos de graduação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe: uma proposta de Power Bi® como ferramenta gerencial. Revista de Gestão e Avaliação Educacional, [S. l.], v. 10, n. 19, p. 1–22, 2021. DOI: 10.5902/2318133864035. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/regae/article/view/64035. Acesso em: 26 maio. 2023
Série/Relatório no.: 19;
Resumo: Neste texto apresenta-se um relato da elaboração de um painel de gestão acadêmica, utilizando o Power BI® como ferramenta facilitadora de controle, monitoramento e análise dos dados no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe. O objetivo foi mostrar como o sistema pode auxiliar na tomada de decisão dos gestores, além de permitir a eficiência na transparência ativa e mitigar os gargalos no acesso e gerenciamento dos dados já disponíveis. Percebeu-se que o uso do Power BI® mostrou-se uma solução eficiente para a problemática apresentada, pois, possibilita análises flexíveis, intuitivas e rápidas, apresentando, de maneira dinâmica e ágil, um panorama sobre as principais dimensões estratégicas do ensino.
Resumo (segunda língua): The research is an account of the construction of an academic management panel, using Power BI® as a tool to facilitate data control, monitoring and analysis at the Federal Institute of Education, Science and Technology of Sergipe. The objective is, therefore, to show how the system can assist managers in making decisions, in addition to allowing efficiency in active transparency and also mitigating the bottlenecks in accessing and managing the data already available. As a result of this investigation, it was possible to demonstrate that the use of Power BI® proved to be an efficient solution to the presented problem, since it allows flexible, intuitive and quick analysis, presenting in a dynamic and agile way, an overview of the main strategic dimensions of teaching.
URI: https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1770
ISSN: 2176-2171
Aparece nas coleções:Artigo, Resumo científico e Comunicação em eventos - Ciências Humanas e Sociais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PAINEL DE GESTÃO ACADÊMICA DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DO IFS.pdf1,99 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.