Repositório Institucional


Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1780
Título: A Pesquisa como princípio educativo: em busca de caminhos para uma educação Significativa E Emancipadora
Título(s) alternativo(s): Research as an educational principle: in search of ways to a meaningful and emancipating education;
Autor(es): Farias, Adeline Araújo Carneiro
Santos, Jocelaine Oliveira dos
Bichar, Iara Vanessa Mafra
Palavras-chave: Educação significativa; Ensino através da pesquisa; Metodologia ativa; Metodologia inovadora; Professor pesquisador
Data do documento: 1-Set-2020
Editor: Universidade Federal de Sergipe - UFS
Citação: FARIAS, Adeline Araújo Carneiro;SANTOS, Jocelaine Oliveira dos; BICHAR, Iara Vanessa Mafra. A Pesquisa como princípio educativo: em busca de caminhos para uma educação significativa e emancipadora. In: Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade, 16, 2020, Aracaju. Anais eletrônicos...Aracaju: UFS, 2020.
Resumo: No presente artigo apresentamos as experiências e resultados alcançados a partir do desenvolvimento de uma pesquisa científica, realizada juntamente com estudantes do ensino médio, tendo por objetivos produzir conhecimentos que que subsidiem transformações na educação, nos aproximando de uma educação democrática, participativa e emancipadora, a partir da execução e avaliação de projeto educacional pautado na metodologia ativa de educar através da pesquisa. A pesquisa teve por ancoragem teórica os entendimentos de John Dewey, Paulo Freire e Pedro Demo sobre a relevância da experiência e da pesquisa enquanto princípio educativo, e ainda, nos entendimento de Michel Thiollent e René Barbier sobre a metodologia da pesquisa-ação. Enquanto resultados, destacamos as descobertas construídas durante o monitoramento às etapas do projeto, bem como as conclusões da análise ao final dos processos
Resumo (segunda língua): In this article we present the experiences and results achieved from the development of a scientific research, carried out together with high school students, aiming to produce knowledge that subsidizes transformations in education, bringing us closer to a democratic, participatory and emancipatory education, starting from of the execution and evaluation of an educational project based on the active methodology of educating through research. The research had as theoretical anchor the understandings of John Dewey, Paulo Freire and Pedro Demo on the relevance of experience and research as an educational principle, and also, on the understandings of Michel Thiollent and René Barbier on the methodology of action research. As results, we highlight the findings built during the monitoring of the project stages, as well as the conclusions of the analysis at the end of the processes.
URI: https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1780
Aparece nas coleções:Artigo, Resumo científico e Comunicação em eventos - Hospedagem e Lazer

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A pesquisa como principio educativo.pdf658,37 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.