Repositório Institucional
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1818
Título: | Análise das condições de conforto térmico, lumínico e acústico em salas de aula do Instituto Federal de Sergipe: um estudo de caso. |
Título(s) alternativo(s): | Analysis of the conditions of thermal, luminous and acoustic in classrooms of the Federal Institute of Sergipe: A case study. |
Autor(es): | Sousa, Saulo Rodrigo Nascimento. |
Orientador: | Melo, Adriana Virgínia Santana. |
Palavras-chave: | Conforto ambiental; Salas de aula; Conforto térmico; Conforto acústico; Conforto lumínico; Environmental comfort; Classrooms; Thermal comfort; Acoustic comfort; Luminous comfort |
Data do documento: | 19-Jul-2023 |
Editor: | Instituto Federal de Sergipe - IFS |
Citação: | SOUSA, Saulo Rodrigo Nascimento. Análise das condições de conforto térmico, lumínico e acústico em salas de aula do Instituto Federal de Sergipe: um estudo de caso. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) - Instituto Federal de Sergipe, Aracaju, 2023. |
Resumo: | O conforto ambiental é um elemento de grande importância em uma sala de aula, sem as condições adequadas para a permanência nesse ambiente, a aprendizagem pode ficar seriamente comprometida. O objetivo desse trabalho foi diagnosticar se as condições de conforto térmico, acústico e lumínico em salas de aula do Instituto Federal de Sergipe atendem aos requisitos normativos previstos para esse tipo de ambiente. A metodologia utilizada envolveu uma abordagem quantitativa e qualitativa, com medições dos parâmetros de conforto das salas de aula, além da aplicação de questionários aos usuários. Os resultados indicaram que as salas de aula sem ar condicionado não proporcionam conforto térmico aos usuários nos horários em que foram realizadas as medições, as condições de conforto acústico não atenderam aos critérios normativos em nenhuma das salas e devem ser melhoradas, também foi constatado que as condições de conforto lumínico não são ideais, sendo necessária a busca de soluções para a melhoria delas. |
Resumo (segunda língua): | Environmental comfort is a highly important element in a classroom setting. Without proper conditions for staying in this environment, learning can be seriously compromised. The objective of this study was to assess whether the thermal, acoustic, and lighting comfort conditions in classrooms at the Federal Institute of Sergipe meet the Standards for these environments. The methodology employed a quantitative and qualitative approach, including measuring comfort parameters and conducting a survey to classroom users. The results indicated that classrooms without air conditioning do not provide thermal comfort to users during the measured periods. The acoustic comfort conditions did not meet the normative criteria in any of the classrooms and need to be improved. It was also observed that the lighting comfort conditions are not ideal, requiring the pursuit of solutions for their enhancement. |
URI: | https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1818 |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso - Engenharia Civil |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Análise das condições de conforto térmico, lumínico e.pdf | 4,2 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.