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Título: Por que ficam os que ficam? Permanência e desistência de estudantes do PROEJA do Instituto Federal de Sergipe Campus Aracaju.
Título(s) alternativo(s): Why do those who stay? Permanence and withdrawal of PROEJA students from the Federal Institute of Sergipe Campus Aracaju.
Autor(es): Santos, Juliane dos
Orientador: Silva, Maria Silene da
Palavras-chave: Permanência.; Educação de Jovens e Adultos; Educação Profissional e Tecnológica; Filme Documentário; Produto Educacional; Permanence; Youth and Adult Education; Professional and Technological Education; Documentary film; Educational Product
Data do documento: 17-Dez-2020
Editor: Instituição Federal de Sergipe - IFS
Citação: SANTOS, Juliane dos. Por que ficam os que ficam? Permanência e desistência de estudantes do PROEJA do Instituto Federal de Sergipe Campus Aracaju. 2020. 190 f. Orientador: Maria Silene da Silva. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) - Instituto Federal de Sergipe, Aracaju, 2020.
Resumo: A presente pesquisa teve por objetivo investigar os sentidos da permanência e as possíveis causas da desistência de estudantes no curso integrado de Desenho de Construção Civil (DCC) do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA) do Instituto Federal de Sergipe (IFS) Campus Aracaju. Para este alcance foram elaboradas as estatísticas de aprovação, reprovação e desistência dos estudantes no curso e traçado o perfil socioeconômico e estudantil desses alunos. Além disso, buscou-se identificar se a prática docente contribui ou não no favorecimento da aprendizagem e permanência desse estudante-trabalhador no ambiente escolar. O percurso metodológico se construiu a partir do paradigma epistemológico do materialismo histórico-dialético. Utilizou-se da pesquisa qualitativa enquanto método de abordagem e da pesquisa-ação enquanto modalidade de pesquisa de natureza aplicada. Os dados de cunho quantitativo foram examinados a partir da análise estatística descritiva dos dados com base em Reis e Reis (2002) e para as questões de natureza qualitativa utilizou-se da análise de conteúdo de Bardin (2016). Além da pesquisa empírica, as pesquisas bibliográfica e documental também compuseram a viabilidade desta investigação. Como contributo à produção de conhecimentos na área específica da Educação de Jovens e Adultos (EJA) integrada à Educação Profissional e Tecnológica (EPT) e ao exercício da atividade profissional de sujeitos inseridos neste campo, o produto educacional resultante deste estudo trata-se de um filme documentário de média-metragem com discentes e docentes envolvidos na investigação. Objetiva-se com o produto fornecer material educativo que estimule a permanência de estudantes do PROEJA do IFS Campus Aracaju e dar visibilidade a eles mediante uma produção cinematográfica. Além disso, objetiva-se também fomentar reflexões para a promoção de práticas educacionais consentâneas à proposta formativa do Programa e com a realidade político-social dos sujeitos que dele fazem parte. Por fim, busca-se contribuir para fazer germinar estratégias para a permanência “exitosa” (dotada de sentido) do estudante da EJA na escola. Os resultados apontaram que os estudantes do curso de DCC do PROEJA do IFS deparam-se com dificuldades extra e intraescolares de permanência na escola, sejam elas de ordem material e/ou simbólica. Contudo, identificou-se que a sensação de pertencimento à instituição, o curso em si e a atuação docente são fatores que muito contribuem à essa permanência e ao processo de ensino-aprendizagem. Outrossim, a busca pelo crescimento pessoal e/ou profissional e a expectativa de melhoria nas condições de vida. Desse modo, são diversos os sentidos atribuídos à permanência entre os sujeitos pesquisados.
Resumo (segunda língua): The present research aimed to investigate the meanings of permanence and the possible causes of students dropping out of the Integrated Civil Construction Design course of the National Program for the Integration of Professional Education with Basic Education in the Youth and Adult Education Modality of the Federal Institute of Sergipe Campus Aracaju. To this objective, the students' approval, failure and dropout statistics were elaborated and the socioeconomic and scholar profile of these students was drawn up. In addition, we sought to identify whether the teaching practice contributes or not in favoring the learning and permanence of this student-worker in the school context. The methodological path was built based on epistemological paradigm of historical-dialectical materialism. Qualitative research was used as a method of approach and action research as an applied research modality. The quantitative data were examined with descriptive statistical analysis of the data based on Reis and Reis (2002) and, for qualitative questions, Bardin's content analysis (2016) was used. In addition to empirical research, bibliographic and documentary research also made up the feasibility of this investigation. As a contribution to the production of knowledge in the specific area of Youth and Adult Education integrated with Professional and Technological Education and the exercise of the professional activity of subjects in this field, the educational product resulting from this study is a medium-length documentary film with students and teachers involved in the investigation. The aim of the product is to provide educational material that encourages the permanence of students from this modality of formation at Federal Institute of Sergipe Campus Aracaju and to give them visibility through film production. In addition, to foster reflections for the promotion of educational practices consistent with the formative proposal of the Program and with the political and social reality of the subjects who are part of it. And yet, contribute to germinate strategies for the “successful” (endowed with meaning) permanence of these students-workers in the school. The results showed that the students researched face extra and intra-school difficulties in staying at school, whether they are material and / or symbolic. However, it was identified that the feeling of belonging to the institution, the course itself and the teaching performance are factors that greatly contribute to this permanence and to the teaching-learning process. Furthermore, the search for personal and / or professional growth and the expectation of improvement in living conditions. It is concluded, therefore, that the meanings attributed to permanence among the researched subjects are diverse.
URI: https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1874
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