Repositório Institucional
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1879
Título: | Inclusão na EPT : conhecer mundos por trás do silêncio. |
Título(s) alternativo(s): | Inclusion in EPT: discovering worlds behind the silence. |
Autor(es): | Santos Junior, Manoel Lacerda |
Orientador: | Azevedo, José Franco de |
Palavras-chave: | Inclusão educacional; Estudante surdo; Educação Profissional e Tecnológica; Educational inclusion.; Deaf student; Professional and Tecnological Education |
Data do documento: | 12-Jun-2020 |
Editor: | Instituto Federal de Sergipe - IFS |
Citação: | SANTOS JUNIOR, Manoel Lacerda. Inclusão na EPT: conhecer mundos por trás do silêncio. 2020. 118 f. Orientador: José Franco de Azevedo. Produto Educacional (Mestrado Profissional em Educação) - Instituto Federal de Sergipe, Aracaju, 2020. |
Resumo: | O presente estudo, desenvolvido no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (Profept), teve por objetivo analisar como ocorre o processo de inclusão dos estudantes surdos no Curso Técnico Subsequente de Suporte e Manutenção em Informática do Instituto Federal de Sergipe, campus Socorro, e a partir dos resultados desenvolver um produto educacional que auxilie os gestores na promoção desta inclusão. Foi realizado um estudo de caso no qual foram coletados depoimentos por meio de entrevistas semiestruturadas individuais, a partir do qual os dados obtidos foram tratados, sendo feita a análise de conteúdo. O estudo buscou entender como a falta de acolhimento educacional se constitui em uma barreira à inclusão de alunos surdos e parte da hipótese que as rotinas relacionadas à inclusão não são efetivadas porque a comunidade escolar não se sente preparada para este tipo de trabalho e, por conta disso, acaba delegando às instâncias de apoio pedagógico as respostas para um atendimento apropriado, provocando assim a fragmentação das ações e a fragilização do processo de inclusão do estudante surdo. Essa falta de conhecimento acerca do que fazer gera diversos problemas, entre eles o abandono do curso por parte dos estudantes surdos, o constrangimento dos estudantes ouvintes, por não conseguirem se comunicar, e o desconforto, ansiedade e frustação por parte dos profissionais responsáveis pelo atendimento destes. Tendo em vista o problema apresentado, este estudo sugeriu que fossem criados espaços para articulação do conhecimento acerca das especificidades educacionais dos estudantes surdos, onde fossem repensadas as práticas e rotinas com vista à inclusão educacional e ao sucesso da aprendizagem sob uma perspectiva emancipatória. O espaço de articulação do conhecimento foi estruturado no formato de uma oficina de integração mediada por um jogo de tabuleiro intitulado “Conhecer para incluir: descobrindo mundos por trás do silêncio”, que teve por finalidade auxiliar o processo de formação da comunidade escolar a partir do aperfeiçoamento das práticas cotidianas. O percurso metodológico está vinculado à abordagem crítica, a qual demanda tomar o homem como ser histórico e social que pode operar e transformar sua realidade, mesmo que influenciado por contextos econômicos, políticos e culturais. No que se refere à abordagem esta é uma pesquisa qualitativa que utilizou por procedimento técnico o estudo de caso e como instrumento de coleta de dados a análise documental, a aplicação de questionários e a realização de entrevistas. Ao final do estudo foi constatado que, em relação ao estudante surdo, diversos fatores precisam ser observados para que ocorra o desenvolvimento de um processo inclusivo real, englobando desde a qualificação da comunidade escolar, até a sistematização de um planejamento integrado que perpasse o acesso e possibilite a permanência e o êxito destes estudantes. |
Resumo (segunda língua): | The present study, developed in the scope of the Professional and Technological Education Post-Graduation Program (Profept), aimed at analyzing how the process of inclusion of deaf students in the Subsequent Technical Course of Support and Maintenance in Informatics of the Federal Institute of Sergipe, campus Socorro, occurs, and from the results develop an educational product that helps the management in promoting this inclusion. A case study was carried out where testimonies were collected through semi-structured individual interviews, where the data obtained were treated from the analysis of content. The study tried to understand how the lack of educational reception constitutes a barrier to the inclusion of deaf students and part of the hypothesis that the routines related to inclusion are not effective because the school community does not feel prepared for this type of work, and because of this it ends up delegating to the instances of pedagogical support the answers for an appropriate service, thus causing the fragmentation of actions and the weakening of the process of inclusion of deaf students. This lack of knowledge about what to do generates several problems, including the abandonment of the course by deaf students, the embarrassment of listening students for not being able to communicate, and the discomfort, anxiety and frustration on the part of the professionals responsible for their care. In view of the problem presented, this study suggested that spaces should be created for the articulation of knowledge about the educational specificities of deaf students, where practices and routines should be rethought with a view to educational inclusion and learning success from an emancipatory perspective. The space for articulation of knowledge was structured in the format of an integration workshop mediated by a board game entitled "Knowing to include: discovering worlds behind silence", which aimed to assist the process of formation of the school community from the improvement of daily practices. The methodological path is linked to the critical approach, which demands to take man as a historical and social being who can operate and transform his reality, even if influenced by economic, political and cultural contexts. With regard to the approach, this is a qualitative research that used the case study as a technical procedure and documentary analysis, the application of questionnaires and interviews as data collection tools. At the end of the study it was found that, in relation to the deaf student, several factors need to be observed in order to develop a real inclusive process, ranging from the qualification of the school community to the systematization of an integrated planning that would allow the access and the permanence and success of these students. |
URI: | https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1879 |
Aparece nas coleções: | Dissertação - Mestrado Profissional em Educação Profissional |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação Manoel Lacerda Santos Júnior.pdf | Dissertação | 6,79 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Conhecer para incluir - descobrindo mundos.pptx | Produto Educacional | 3,16 MB | Microsoft Powerpoint XML | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.