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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFurtado, Mateus de Carvalho-
dc.contributor.advisorBarbosa Júnior, José Hélio-
dc.date.accessioned2017-03-02T16:46:22Z-
dc.date.available2017-03-02T16:46:22Z-
dc.date.issued2016-11-08-
dc.identifier.citationSANTOS, Diana Moraes; SILVA, Tauvani Missieli Oliveira. Aceitação sensorial de doce de leite pastoso comercializado em embalagens de vidro e plástico. 2016. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnólogo em Laticínios) - Instituto Federal de Sergipe, Nossa Senhora da Glória, 2016.-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/229-
dc.description.abstractO objetivo deste trabalho foi avaliar a influência da embalagem na qualidade sensorial de doce de leite pastoso comercializado na cidade de Nossa Senhora da Glória. As análises sensoriais foram realizadas no Campus Glória do Instituto Federal de Sergipe, sendo entrevistados julgadores não treinados, entre discentes e servidores, para avaliar a aceitabilidade, intenção de compra e preferência sensorial das amostras de doces de leite acondicionadas em embalagens de vidro e plástico. As amostras foram servidas aos julgadores em copos descartáveis de 50 mL, com quantidades padronizadas de aproximadamente 30g. Os resultados obtidos no Teste de Aceitação foram submetidos à análise de variância e comparação de médias pelo teste Tukey (5%), com o auxílio do software Assistat (Assistência Estatística), versão 7.2 beta. A avaliação dos resultados do Teste de preferência sensorial foi realizada através do quadro do teste de comparação pareada de preferência-bicaudal, adotando-se o nível de significância de 5%. Os doces de leite acondicionados nas embalagens de plástico e vidro obtiveram boa aceitação apresentando notas entre 7,0 e 8,0 que correspondem, na escala hedônica, em “gostei regularmente” e “gostei muito”. Os dois tratamentos não diferiram estatisticamente entre si a 5% de probabilidade pelo teste de Tukey. O teste de intenção de compra apresentou resultados que correspondem às médias das notas atribuídas no teste de aceitação, pois mais de 80% dos julgadores responderam que “certamente compraria” ou “provavelmente compraria” para as amostras de doce de leite acondicionadas nos dois tipos de embalagens. Em relação ao teste e preferência sensorial, verificou-se que não houve diferença estatística no teste de preferência sensorial, reforçando os resultados obtidos no teste de aceitação e intenção de compra. Assim, para 15 dias de armazenamento, foi possível utilizar as embalagens de vidro ou plástico sem que ocorra influência negativa nas características sensoriais do doce de leite.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Sergipe - IFSpt_BR
dc.publisherCampus Nossa Senhora da Glóriapt_BR
dc.publisherCoordenação do Curso Superior de Tecnologia em Laticíniospt_BR
dc.subjectCiências agráriaspt_BR
dc.subjectLaticíniopt_BR
dc.subjectAlimentopt_BR
dc.subjectArmazenamentopt_BR
dc.subjectDoce de leitept_BR
dc.subjectAnálise sensorialpt_BR
dc.subjectControle de qualidadept_BR
dc.subjectNossa Senhora da Glória - SEpt_BR
dc.titleAceitação sensorial de doce de leite pastoso comercializado em embalagens de vidro e plásticopt_BR
dc.title.alternativeSensory acceptance of sweet pasty milk marketed in glass and plastic packagingen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.audience.educationLevelGraduaçãopt_BR
dc.contributor.authorSantos, Diana Moraes-
dc.contributor.authorSilva, Tauvani Missieli Oliveira-
dc.description.abstract2The objective of this work was to evaluate the influence of the packaging on the sensorial quality of dulce de leche paste commercialized in the city of Nossa Senhora da Glória. Sensory analyzes were carried out at the Glória Campus of the Federal Institute of Sergipe. Untrained judges were interviewed, among students and servers, to evaluate the acceptability, purchase intent and sensory preference of samples of milk candy packaged in glass and plastic containers. Samples were served to the judges in 50 mL disposable cups, with standardized amounts of approximately 30g. The results obtained in the Acceptance Test were submitted to analysis of variance and comparison of means by the Tukey test (5%), with the aid of the software Assistat (Statistical Assistance), version 7.2 beta. The evaluation of the results of the Sensory Preference Test was performed using the paired preference-two-tailed comparison test, adopting a significance level of 5%. Milk sweets packaged in plastic and glass containers were well accepted with grades ranging from 7.0 and 8.0, which correspond, on the hedonic scale, to "I enjoyed regularly" and "I enjoyed it". The two treatments did not differ statistically from each other at a 5% probability by the Tukey test. The purchase intent test presented results that corresponded to the means of the marks awarded in the acceptance test, since more than 80% of the judges answered that "would certainly buy" or "would probably buy" for the samples of dulce de leche packaged in both types of Packaging. Regarding the test and sensory preference, it was verified that there was no statistical difference in the sensory preference test, reinforcing the results obtained in the test of acceptance and intention to buy. Thus, for 15 days of storage, it was possible to use glass or plastic packaging without any negative influence on the sensorial characteristics of dulce de leche.en
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