Repositório Institucional
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/285
Título: | Os paradigmas de aprendizagem de algoritmo computacional |
Título(s) alternativo(s): | The learning paradigms of Computational algorithm |
Autor(es): | Menezes, Alexandre Moreira de |
Palavras-chave: | Ciência da computação; Educação - Sergipe; Informática; Algoritmo; Lógica de programação; Ensino-aprendizagem; Ensino técnico; Instituto Federal de Sergipe; Blucher |
Data do documento: | 2015 |
Editor: | Blucher |
Citação: | MENEZES, Alexandre Moreira de. Os paradigmas de aprendizagem de algoritmo computacional [e-book]. 1. ed., São Paulo: Blucher, 2015. 198 p. |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo identificar fatores determinantes do elevado índice de reprovação na disciplina de lógica computacional ou algoritmo, realizando revisão bibliográfica e pesquisa de campo. Esta é a primeira disciplina da área de desenvolvimento de software fundamental para solidificar os conhecimentos básicos úteis e necessários na formação do futuro profissional de tecnologia da informação que terá a responsabilidade de produzir os softwares automatizadores dos infinitos procedimentos operacionais corporativos. Identificar se o insucesso na disciplina de Lógica de Programação (algoritmo) é semelhante às demais disciplinas, para o grupo de alunos do curso de Informática do Instituto Federal de Sergipe, objeto da pesquisa, assim como identificar dentro do conhecimento prévio destes discentes, subsunçores, se existe uma correlação deste fator com um melhor aproveitamento no índice de aproveitamento da referida disciplina. Duas hipóteses serão avaliadas, a primeira, se o mesmo grupo de alunos tiver desempenho diferente entre as disciplinas, em um mesmo período, haverá então habilidades e subsunçores, diferentes exigidos nas disciplinas de algoritmo e linguagem de programação, comparativamente às demais disciplinas. A segunda hipótese será analisar se turmas com maiores e melhores conhecimentos prévios farão um melhor aproveitamento nos estudos da disciplina de algoritmo. |
URI: | https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/285 |
ISBN: | 978-85-8039-103-9 |
Aparece nas coleções: | Livro, capítulo de livro - Informática, Redes... |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Os paradigmas de aprendizagem de algoritmo computacional _Alexandre Moreira de Menezes.pdf | 18,02 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.