Repositório Institucional


Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/302
Título: Autoconhecimento e formação docente
Título(s) alternativo(s): Self-knowledge and teacher training
Autor(es): Corrêa, Ayná Espíndola
Cardoso, Davy Christian Souza
Palavras-chave: Educação; Formação profissional; Formação do professor; Ensino-aprendizagem
Data do documento: Jun-2011
Editor: Universidade Tiradentes - UNIT
Grupo de Pesquisa em Políticas Públicas, Gestão Socioeducacional e Formação de Professor - GPGFOP
Programa de Pós-graduação em Educação - PPED
Citação: CORREA, Ayná Espíndola; CARDOSO, Davy Christian Souza. Autoconhecimento e formação docente. In: Encontro Internacional de Formação de Professores - ENFOPE, Fórum Permanente Internacional de Inovação Educacional - FOPIE, 2013, Aracaju, v. 2, Anais... Aracaju: UNIT, jun. 2011.
Resumo: O presente artigo pretende evidenciar alguns aspectos necessários a formação docente, relacionados ao equilíbrio orgânico, mental e espiritual dos indivíduos envolvidos no processo educacional. A educação do século XXI carece de modelos educacionais com currículos mais abrangentes e abertos as novas concepções, que compreenda o homem em sua totalidade. O educador precisa conhecer-se para perseguir objetivos e vencer desafios. O autoconhecimento poderá levar o professor para a tarefa de aprender e de ensinar, promovendo a integração entre o Saber e o Ser, de forma a contribuir com a construção de um homem mais íntegro, comprometido consigo mesmo e com a sociedade.
Resumo (segunda língua): The present article intends to highlight some aspects necessary for teacher training related to the organic, mental and spiritual balance of the individuals involved in the educational process. Education in the twenty-first century lacks educational models with more comprehensive curricula and open up new conceptions that understand the whole man. The educator needs to know himself to pursue goals and overcome challenges. Self-knowledge can lead the teacher to the task of learning and teaching, promoting the integration between Knowing and Being, in order to contribute to the building of a more upright man committed to himself and to society.
URI: https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/302
ISSN: 2179-0663
Aparece nas coleções:Artigo, Resumo científico e Comunicação em eventos - Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Espaços educativos, currículo e formação docente (saberes e práticas) - CARDOSO, Davy Christian Souza.pdf156,39 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.