Repositório Institucional
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/302
Título: | Autoconhecimento e formação docente |
Título(s) alternativo(s): | Self-knowledge and teacher training |
Autor(es): | Corrêa, Ayná Espíndola Cardoso, Davy Christian Souza |
Palavras-chave: | Educação; Formação profissional; Formação do professor; Ensino-aprendizagem |
Data do documento: | Jun-2011 |
Editor: | Universidade Tiradentes - UNIT Grupo de Pesquisa em Políticas Públicas, Gestão Socioeducacional e Formação de Professor - GPGFOP Programa de Pós-graduação em Educação - PPED |
Citação: | CORREA, Ayná Espíndola; CARDOSO, Davy Christian Souza. Autoconhecimento e formação docente. In: Encontro Internacional de Formação de Professores - ENFOPE, Fórum Permanente Internacional de Inovação Educacional - FOPIE, 2013, Aracaju, v. 2, Anais... Aracaju: UNIT, jun. 2011. |
Resumo: | O presente artigo pretende evidenciar alguns aspectos necessários a formação docente, relacionados ao equilíbrio orgânico, mental e espiritual dos indivíduos envolvidos no processo educacional. A educação do século XXI carece de modelos educacionais com currículos mais abrangentes e abertos as novas concepções, que compreenda o homem em sua totalidade. O educador precisa conhecer-se para perseguir objetivos e vencer desafios. O autoconhecimento poderá levar o professor para a tarefa de aprender e de ensinar, promovendo a integração entre o Saber e o Ser, de forma a contribuir com a construção de um homem mais íntegro, comprometido consigo mesmo e com a sociedade. |
Resumo (segunda língua): | The present article intends to highlight some aspects necessary for teacher training related to the organic, mental and spiritual balance of the individuals involved in the educational process. Education in the twenty-first century lacks educational models with more comprehensive curricula and open up new conceptions that understand the whole man. The educator needs to know himself to pursue goals and overcome challenges. Self-knowledge can lead the teacher to the task of learning and teaching, promoting the integration between Knowing and Being, in order to contribute to the building of a more upright man committed to himself and to society. |
URI: | https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/302 |
ISSN: | 2179-0663 |
Aparece nas coleções: | Artigo, Resumo científico e Comunicação em eventos - Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Espaços educativos, currículo e formação docente (saberes e práticas) - CARDOSO, Davy Christian Souza.pdf | 156,39 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.