Repositório Institucional
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/318
Título: | Aspectos educacionais relacionados a leitura: da teoria à prática |
Título(s) alternativo(s): | Educational aspects related to reading: from theory to practice. Nuances: estudos sobre Educação |
Autor(es): | Nascimento, Angilene Santos |
Palavras-chave: | Educação; Educação infantil; Leitura; Aprendizagem; Formação do leitor; Child education; Education; Reading; Child education |
Data do documento: | Abr-2016 |
Editor: | Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP Faculdade de Ciências e Tecnologia Departamento de Educação Programa de Pós-Graduação em Educação |
Citação: | NASCIMENTO, Angilene dos Santos; AMORIM, Simone Silveira. Aspectos educacionais relacionados a leitura: da teoria à prática. Nuances , v. 27, p. 315-326, 2016 |
Resumo: | O texto tem como objetivo mencionar aspectos relacionados com a leitura e suas principais características, como a importância da espontaneidade no ato de ler, além de ressaltar a responsabilidade dos agentes envolvidos neste processo, respaldando-se em teóricos da Educação, como Spencer (1924), Dewey (1965), Fröebel (2001), dentre outros. Destacam-se aqui comportamentos que podem estimular ou prejudicar esse aprendizado, colocando a infância como uma das fases cruciais e determinantes para todo o resto da vida deste leitor. Observa que, diante dos desafios impostos pela vida em sociedade, é importante rever aspectos relacionados ao ensino da leitura, concluindo-se que, com os direcionamentos corretos por parte de pais e professores, respeitando as individualidades e a espontaneidade que caracterizam o hábito da leitura, os alunos terão maior probabilidade de se tornar leitores assíduos no futuro. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e bibliográfica. |
Resumo (segunda língua): | The text aims to mention aspects related to reading and its main characteristics, such as the importance of spontaneity in reading, as well as highlighting the responsibility of the agents involved in this process, supported by education theorists such as Spencer (1924) , Dewey (1965), Fröebel (2001), among others. Here we highlight behaviors that can stimulate or impair this learning, placing childhood as one of the crucial and determinant phases for the rest of the reader's life. It observes that, in face of the challenges imposed by life in society, it is important to review aspects related to reading teaching, concluding that, with correct directions by parents and teachers, respecting the individualities and spontaneity that characterize the habit of reading , students are more likely to become regular readers in the future. This is a qualitative and bibliographical research. |
URI: | https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/318 |
ISSN: | 2236-0441 |
Aparece nas coleções: | Artigo, Resumo científico e Comunicação em eventos - Ciências Humanas e Sociais |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Aspectos educacionais realcionados a leitura.pdf | 274,21 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.