Repositório Institucional


Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/403
Título: Educação profissional: uma reflexão a partir da implementação do PROEJA no IFS – Campus Lagarto
Título(s) alternativo(s): Professional education: a reflection from the implementation of PROEJA in the IFS - Lagarto Campus.
Autor(es): Nascimento, Ana Paula Leite
Palavras-chave: Educação - Sergipe; Mercado de trabalho; Formação profissional; PROEJA; Educação de jovens e adultos - EJA; Ensino técnico; Instituto Federal de Sergipe; Education; Job market; Professional qualification
Data do documento: Set-2010
Editor: Universidade Federal de Sergipe - UFS
Grupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade - EDUCON
Citação: NASCIMENTO, Ana Paula Leite. Educação profissional: uma reflexão a partir da implementação do PROEJA no IFS – Campus Lagarto. In: Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade, 4, São Cristovão. 2010. Anais eletrônicos... São Cristóvão, UFS, set., 2010
Resumo: Este trabalho realizou uma análise da relação educação, qualificação profissional e trabalho, nas regiões Sul e Centro-Sul do estado de Sergipe, mais notadamente no contexto do IFS – Campus Lagarto, tomando como referência a implementação do PROEJA. Para tanto, partiu-se de uma breve contextualização da educação e do trabalho no Brasil; e realizou-se uma abordagem sobre os determinantes do desemprego no contexto brasileiro contemporâneo. Os procedimentos técnicos e metodológicos se pautaram na pesquisa bibliográfica e documental; coleta de dados; visitas institucionais; entrevistas semi-estruturadas com os estudantes, dirigentes e profissionais diretamente vinculados à política de educação e do trabalho; categorização dos dados; e análise dos resultados.
Resumo (segunda língua): This work carried out an analysis of the relation education, professional qualification and work, in the South and Center - South regions of the state of Sergipe, most notably in the context of the IFS - Campus Lagarto, taking as reference the implementation of PROEJA. To do so, we started with a brief contextualization of education and work in Brazil; and an approach was taken on the determinants of unemployment in the contemporary Brazilian context. The technical and methodological procedures were based on bibliographical and documentary research; data collect; institutional visits; semi-structured interviews with students, managers and professionals directly linked to education and work policy; categorization of data; and analysis of results.
URI: https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/403
ISSN: 1982-3657
Aparece nas coleções:Artigo, Resumo científico e Comunicação em eventos - Ciências Humanas e Sociais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Educacao profissional uma reflexao a partir da implementacao.pdf186,86 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.