Repositório Institucional
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/405
Título: | Desigualdades educacionais no Brasil: uma análise sobre a política de assistência estudantil no IFS |
Título(s) alternativo(s): | Educational inequalities in Brazil: an analysis of the student assistance policy in the IFS |
Autor(es): | Nascimento, Ana Paula Leite |
Palavras-chave: | Educação - Sergipe; Assistência estudantil; Instituto Federal de Sergipe; Instituição pública; Ensino técnico; Ensino superior; Política pública |
Data do documento: | Set-2013 |
Editor: | Universidade Federal de Sergipe - UFS Grupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade - EDUCON |
Citação: | NASCIMENTO, Ana Paula Leite. Desigualdades educacionais no Brasil: uma análise sobre a política de assistência estudantil no IFS. In: Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade, 7, São Cristóvão, 2013. Anais eletrônicos... São Cristóvão, Universidade Federal de Sergipe, set., 2013 |
Resumo: | O trabalho realizou um estudo das categorias Educação e Assistência Estudantil, particularizando o debate sobre as condições de acesso e permanência no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe (IFS). Discutiu-se a respeito das desigualdades sociais e educacionais no Brasil. Problematizou-se acerca dos conceitos de assistência e necessidades enquanto elementos centrais para pensar a Assistência Estudantil. Registrou-se uma análise da Assistência Estudantil no IFS, no contexto dos campi Aracaju, Lagarto e São Cristóvão, no período de 2008 a 2012. A pesquisa caracterizou-se como um estudo exploratório, contemplando as dimensões qualitativa e quantitativa. Recorreu-se às pesquisas bibliográfica e documental para a coleta de dados. Realizou-se a análise e interpretação dos dados a partir de categorias definidas durante o estudo à luz do referencial teórico. |
Resumo (segunda língua): | This paper conducted a study of the categories Education and Student Assistance, particularizing the debate on the conditions of access and permanence at the Federal Institute of Education, Science and Technology of Sergipe (IFS). It was discussed about the social and educational inequalities in Brazil. Problematized yourself about the concepts of care and needs as central elements to think Student Assistance. Reported an analysis of the IFS Student Assistance in the context of the campuses Aracaju, Lizard and St. Kitts, in the period 2008-2012. The research was characterized as an exploratory study, considering the qualitative and quantitative dimensions. We resorted to bibliographical and documentary data collection. We carried out the analysis and interpretation of data from categories defined during the study in the light of the theoretical. |
URI: | https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/405 |
ISSN: | 1982-3657 |
Aparece nas coleções: | Artigo, Resumo científico e Comunicação em eventos - Ciências Humanas e Sociais |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Desigualdades educacionais no Brasil.pdf | 301,05 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.