Repositório Institucional
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/442
Título: | Aspectos educacionais relacionados a leitura: primeiras aproximações |
Título(s) alternativo(s): | Educational aspects related to reading: first approximations; |
Autor(es): | Nascimento, Angilene Santos Amorim, Simone Silveira Silva, Gleidson Santos da |
Palavras-chave: | Educação; Leitura; Aprendizagem; Educação infantil; Reading; Education; Learning; Child education |
Data do documento: | 2015 |
Editor: | Universidade Tiradentes - UNIT Grupo de Pesquisa em Políticas Públicas, Gestão Socioeducacional e Formação de Professor - GPGFOP |
Citação: | NASCIMENTO, Angilene Santos; AMORIM, Simone Silveira; SILVA, Gleidson Santos da. Aspectos educacionais relacionados a leitura: primeiras aproximações. In: Encontro Internacional de Formação de Professores - ENFOPE, 8, 2015, Aracaju. Anais... Aracaju: UNIT, 2015. v. 8. p. 01-12. |
Resumo: | O texto tem como objetivo mencionar aspectos relacionados com a leitura e suas principais características, como a importância da espontaneidade no ato de ler e a responsabilidades dos agentes envolvidos neste processo, respaldando-se em teóricos da Educação, como Spencer (1924), Dewey (1965), Fröebel (2001), dentre outros. Destacam-se aqui comportamentos que podem estimular ou prejudicar esse aprendizado, colocando a infância como uma das fases cruciais e determinantes para todo o resto da vida leitor. Com os novos paradigmas da educação, faz-se importante rever aspectos da leitura, concluindo-se que as pesquisas são taxativas ao afirmar que crianças que têm contato com a leitura maior probabilidade de se tornarem leitores assíduos desde cedo e recebem incentivos dos pais têm maior probabilidade de se tornarem leitores assíduos. |
Resumo (segunda língua): | The text aims at mentio ning aspects of reading and its main characteristics, such as the importance of spontaneity in the act of reading and the responsibilities of stakeholders in the process, based on authors such as Spencer (1924), Dewey (1965), Fröebel (2001), among others. It is necessary to highlight behaviors that can stimulate or hinder the learning, putting childhood as on e of the crucial and decisive stage for the rest of the reader’s life. In short, with the new paradigms of Education, it is important to review aspects of reading, concluding that research e s are clear in saying that children who have contact with reading i n early ages and receive parental incentives are more likely to become assiduous readers. |
URI: | https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/442 |
ISSN: | 2179-0663 |
Aparece nas coleções: | Artigo, Resumo científico e Comunicação em eventos - Ciências Humanas e Sociais |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Aspectos educacionais realcionados a leitura primeiras aproximações.pdf | 248,36 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.