Repositório Institucional


Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/442
Título: Aspectos educacionais relacionados a leitura: primeiras aproximações
Título(s) alternativo(s): Educational aspects related to reading: first approximations;
Autor(es): Nascimento, Angilene Santos
Amorim, Simone Silveira
Silva, Gleidson Santos da
Palavras-chave: Educação; Leitura; Aprendizagem; Educação infantil; Reading; Education; Learning; Child education
Data do documento: 2015
Editor: Universidade Tiradentes - UNIT
Grupo de Pesquisa em Políticas Públicas, Gestão Socioeducacional e Formação de Professor - GPGFOP
Citação: NASCIMENTO, Angilene Santos; AMORIM, Simone Silveira; SILVA, Gleidson Santos da. Aspectos educacionais relacionados a leitura: primeiras aproximações. In: Encontro Internacional de Formação de Professores - ENFOPE, 8, 2015, Aracaju. Anais... Aracaju: UNIT, 2015. v. 8. p. 01-12.
Resumo: O texto tem como objetivo mencionar aspectos relacionados com a leitura e suas principais características, como a importância da espontaneidade no ato de ler e a responsabilidades dos agentes envolvidos neste processo, respaldando-se em teóricos da Educação, como Spencer (1924), Dewey (1965), Fröebel (2001), dentre outros. Destacam-se aqui comportamentos que podem estimular ou prejudicar esse aprendizado, colocando a infância como uma das fases cruciais e determinantes para todo o resto da vida leitor. Com os novos paradigmas da educação, faz-se importante rever aspectos da leitura, concluindo-se que as pesquisas são taxativas ao afirmar que crianças que têm contato com a leitura maior probabilidade de se tornarem leitores assíduos desde cedo e recebem incentivos dos pais têm maior probabilidade de se tornarem leitores assíduos.
Resumo (segunda língua): The text aims at mentio ning aspects of reading and its main characteristics, such as the importance of spontaneity in the act of reading and the responsibilities of stakeholders in the process, based on authors such as Spencer (1924), Dewey (1965), Fröebel (2001), among others. It is necessary to highlight behaviors that can stimulate or hinder the learning, putting childhood as on e of the crucial and decisive stage for the rest of the reader’s life. In short, with the new paradigms of Education, it is important to review aspects of reading, concluding that research e s are clear in saying that children who have contact with reading i n early ages and receive parental incentives are more likely to become assiduous readers.
URI: https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/442
ISSN: 2179-0663
Aparece nas coleções:Artigo, Resumo científico e Comunicação em eventos - Ciências Humanas e Sociais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Aspectos educacionais realcionados a leitura primeiras aproximações.pdf248,36 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.