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Título: Análise e dimensionamento de ponte de concreto armado projetadas em 1975 e adequação as normas atuais
Título(s) alternativo(s): Analysis and concrete bridge sizing armed projected 1975 and the current adequacy standards
Autor(es): Rodrigues Filho, Antonio Alves
Orientador: Silva, Marcílio Fabiano Goivinho da
Palavras-chave: Engenharia civil; Concreto armado; Ponte; Viga; Trêm-tipo; Bridge; Reinforced concrete; Beam; Train type; Civil engineering
Data do documento: 19-Ago-2016
Editor: Instituto Federal de Sergipe - IFS
Campus Aracaju
Departamento de Desenvolvimento de Ensino
Coordenadoria de Engenharia Civil
Citação: RODRIGUES FILHO, Antonio Alves. Análise e dimensionamento de ponte de concreto armado projetadas em 1975 e adequação as normas atuais. 2016, 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação de Bacharelado em Engenharia Civil) – Instituto Federal de Educação, Aracaju, 2016.
Resumo: Um dos fatores determinantes para atualização da norma foi pelo aumento significativo das cargas móveis que estão trafegando pelas pontes rodoviárias brasileiras. Esse trabalho tem como metodologia o cálculo das cargas permanentes e móveis em pontes de concreto armado projetadas em 1975, adequando o mesmo projeto a carga móvel atualizada pela NBR 7188/2013, e dimensionando as vigas longarinas da superestrutura. As vigas foram tratadas como vigas “T”, considerandose a contribuição da laje do tabuleiro, utilizando-se os critérios da NB-1/1975 e NBR 6118/2014. Comparando-se os resultados observados, verificando-se a necessidade de reforço da estrutura estudada. Obtendo-se as linhas de influência para os carregamentos gerados pelos modelos de trem-tipo, a partir daí os momentos fletores máximos e mínimos na seção, necessários para o dimensionamento a flexão. Os resultados obtidos, mostraram que que as áreas de aço encontrados nos modelos foram próximas mesmo com a diferença de momentos ter sido muito alta, devia a critérios de dimensionamento das normas aplicadas.
Resumo (segunda língua): One of the determining factors for updating the standard was the significant increase in mobile charges that are traveling by Brazilian road bridges. This work is the calculation methodology of permanent and mobile loads in reinforced concre te bridges designed 1975, adapting the same design mobile load updated by NBR 7188/2013, and dimensioning the stringers beams of the superstructure. The beams were treated as "T" beams, considering the board slab contribut ion, using the criteria of NB - 1/1975 and NBR 6118/2014. Comparing the observed results, verifying the need to strengthen the structure studied. Getting the lines of influence to the loads generated by the train - type models, from there the maximum and minim um bending moments in the section needed for the design bending. The results showed that the steel models were found in areas near the same time with the difference being too high, should the design criteria of the applicable laws.
URI: https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/445
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - Engenharia Civil

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