Repositório Institucional


Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/473
Título: Reflexões sobre a influência das concepções pedagógicas de Paulo Freire na formação de professores de Matemática
Título(s) alternativo(s): Reflections on the influence of Paulo Freire's pedagogical conceptions on teacher training in Mathematics
Autor(es): Ferrete, Anne Alilma Silva Souza
Ferrete, Rodrigo Bozi
Palavras-chave: Educação - Sergipe; Paulo Freire; Pedagogia; Formação do professor; Instituição pública; Ensino superior; Instituto Federal de Sergipe; Education; Teacher training; Public institution; Pedagogy
Data do documento: Set-2017
Editor: Universidade Federal de Sergipe - UFS
Programa de Pós-graduação em Educação - PPGED
Citação: FERRETE, Rodrigo Bozi; FERRETE, Anne Alilma Silva Souza; SOUSA, Cassio Magno de. Reflexões sobre a influência das concepções pedagógicas de Paulo Freire na formação de professores de Matemática. Revista Tempos e Espaços em Educação, São Cristóvão, v. 10, n. 23, p. 153-164, set./dez. 2017
Resumo: Diante das exigências sociais, esperando que a escola seja capaz de promover a construção do conhecimento do aluno e desenvolver o raciocínio lógico e participativo para enfrentar as questões de sua realidade, o presente artigo vem com o objetivo de identificar as possíveis influências e concepções pedagógicas de Paulo Freire na formação dos professores de Matemática do Instituto Técnico Federal de Sergipe (IFS). A opção por esse curso, em vez dos outros, ocorreu de forma intencional e não probabilística, devido à disposição de docentes e discentes em participarem das diversas etapas da pesquisa. Para tanto, foi realizada pesquisa de cunho qualitativo com o método de estudo de caso, onde analisamos os documentos oficiais relacionados ao curso de Licenciatura em Matemática, ementas das disciplinas e realizamos entrevistas com os egressos. Os dados foram coletados e interpretados a partir da Análise do Discurso, e os resultados conseguidos apontam indícios e aproximação com a teoria pedagógica proposta por Paulo Freire.
Resumo (segunda língua): In the face of social demands, hoping that the school will be able to promote the construction of student knowledge and develop logical and participative reasoning to face the questions of its reality, the present article aims to identify the possible influences and pedagogical conceptions of Paulo Freire in the training of Mathematics teachers of the Federal Technical Institute of Sergipe (IFS). The option for this course, instead of the others, occurred intentionally and not probabilistic, due to the willingness of teachers and students to participate in the various stages of the research. For that, a qualitative research was carried out with the case study method, where we analyzed the official documents related to the degree course in Mathematics, subjects' menus and interviews with the graduates. The data were collected and interpreted from the Discourse Analysis, and the results obtained indicate indications and approximation with the pedagogical theory proposed by Paulo Freire.
URI: https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/473
ISSN: 1983-6597
Aparece nas coleções:Artigo, Resumo científico e Comunicação em eventos - Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Reflexoes sobre a influencia das concepcoes pedagogicas de Paulo Freire.pdfArtigo científico478,76 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.