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Título: Como trabalhar etnomatemática e educação ambiental?
Título(s) alternativo(s): How to work ethnomathematics and environmental education?
Autor(es): Araújo, Maria Inêz Oliveira
Ferrete, Anne Alilma Silva Souza
Ferrete, Rodrigo Bozi
Palavras-chave: Matemática; Etnomatemática; Educação ambiental; Ensino-aprendizagem; Educação - Sergipe; Ensino técnico; Education; Environmental education; Mathematics; Ethnomathematics
Data do documento: 2015
Editor: Universidade Federal do Rio Grande - FURG
Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental
Citação: ARAÚJO, Maria Inêz Oliveira; FERRETE, Anne Alilma Silva Souza; FERRETE, Rodrigo Bozi. Como trabalhar etnomatemática e educação ambiental? Ambiente & Educação, São Cristóvão, v. 20, n. 2, p. 24-44, 2015
Resumo: O presente estudo tem como objetivo discutir a viabilidade do ensino de Matemática do curso Técnico Integrado em Edificações do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia de Sergipe (IFS), a partir da Etnomatemática, na perspectiva da Educação Ambiental Crítica. Para isso, lançamos mão dessa pesquisa de cunho qualitativo, na qual buscamos entender a realidade do curso de Edificações do IFS, de seus alunos, professores, e a partir disso, discutir sobre as possibilidades metodológicas em trabalhar a Etnomatemática na perspectiva da Educação Ambiental Crítica, opção que se fundamenta a partir da proposta pedagógica de Paulo Freire. Os resultados nos leva a entender que devemos trabalhar a Etnomatemática na perspectiva da Educação Ambiental, pois assim podemos trabalhar uma prática pedagógica problematizadora a partir do diálogo com os educandos.
Resumo (segunda língua): This study aims to discuss the feasibility of the teaching of mathematics of Techinical Integrated course of Buildings of the Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia de Sergipe (IFS), from the Ethnomathematics the perspective of Environmental Critical Education. For this, we used this qualitative research, in which we seek to understand the reality of Buildings course of IFS, their students, teachers, and from there, to discuss the methodological possibilities in working Ethnomathematics on the perspective of Critical Environmental Education this option that is based from the educational proposal of Paulo Freire. The results lead us to understand that we must work to Ethnomathematics, the perspective of environmental education, so well we can work a pedagogical practice problematic way from the dialogue with the students.
URI: https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/474
ISSN: 2238-5533
Aparece nas coleções:Artigo, Resumo científico e Comunicação em eventos - Matemática

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