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https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/563
Título: | A formação de docentes: a licenciatura em física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe - Campus Lagarto. |
Título(s) alternativo(s): | The training of teachers: the degree in physics of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Sergipe - Campus Lagarto. |
Autor(es): | Pereira, Telma Amélia de Souza Sousa, Rita de Cácia Santos |
Palavras-chave: | Educação - Sergipe; Formação do professor; Instituição pública; Instituto Federal de Sergipe; Licenciatura; Política educacional; Education; Teacher training; Educational politics; Lagarto - SE |
Data do documento: | Mai-2017 |
Editor: | Universidade Tiradentes - UNIT Grupo de Pesquisa em Políticas Públicas, Gestão Socioeducacional e Formação de Professor - GPGFOP Programa de Pós-graduação em Educação - PPED |
Citação: | PEREIRA, Telma Amélia de Souza; SOUSA, Rita de Cácia Santos. A formação de docentes: a licenciatura em física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe - Campus Lagarto. In.: Encontro Internacional de Formação de Professores - ENFOPE, 10; Fórum Permanente Internacional de Inovação Educacional - FOPIE, 11, 2017, Aracaju, v. 10, n. 1, Anais... Aracaju: UNIT, maio. 2017. |
Resumo: | O presente trabalho trata da formação de professores no Brasil a partir da Lei 9.394/96, com foco na constituição dos Institutos Federais de Educação como espaços de formação de professores para a Educação Básica. A organização desses espaços de formação e as políticas educacionais que os guiaram, dentro dos projetos de sociedade vigentes, são elementos para o entendimento dos objetivos do modelo educacional brasileiro, analisados aqui com base nas ideias de Bourdieu. A metodologia empregada foi a entrevista semiestruturada, com questionário onde os estudantes expõem suas ideias sobre a licenciatura e seus objetivos enquanto licenciados. Neste espaço de formação docente as respostas evidenciam a importância dada ao papel do professor pelos estudantes, bem como a pouca motivação para ao exercício da docência por parte destes. |
Resumo (segunda língua): | The present article intends to deal with the formation of teachers in Brazil from the Law 9.394/ 96, focusing on the constitution of the Federal Institutes of Education as spaces for teacher training for Basic Education. The organization of this spaces of formation and the educational policies that guided them inside the current society projects, are elements for the understanding of the objectives in the Brazilian educational model, analyzed with base on the ideas of Bourdieu. The methodology used was the semistructured interview, with a questionnaire where the students present their ideas about the degree and objectives as graduates. In this space of teacher training the answers highlight the importance given to the teacher by the students, as the lack of motivation for their exercise for teaching. |
URI: | https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/563 |
ISSN: | 2179-0663 |
Aparece nas coleções: | Artigo, Resumo científico e Comunicação em eventos - Ciências Humanas e Sociais |
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