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Título: Perspectivas didáticas atuais para a matemática no ensino médio
Título(s) alternativo(s): Perspectivas educativas actuales de las matemáticas em la escuela secundaria
Autor(es): Nascimento, Shirleyde Dias do
Souza, Divanizia do Nascimento
Santos, Ana Cácia
Palavras-chave: Matemática; Educação; Interdisciplinaridade; Ensino médio; Ensino-aprendizagem; Education; Interdisciplinary; Mathematics
Data do documento: Out-2016
Editor: Associação Sergipana de Ciência
Universidade Federal de Sergipe - UFS
Citação: NASCIMENTO, Shirleyde Dias do; SOUZA, Divanizia do Nascimento; SANTOS, Ana Cacia. Perspectivas didáticas atuais para a matemática no ensino médio. Scientia Plena, São Cristóvão, v.12, n.11, 2016
Resumo: Esse trabalho teve como objetivo fomentar uma discussão no tocante das perspectivas didáticas atuais para o ensino da matemática no ensino médio a partir das recomendações presentes nos documentos oficiais que fundamentam esse ensino. Buscou-se discutir sobre o tratamento didático, que apontam propostas de currículos a serem desenvolvidas pelas escolas devem incluir competências básicas, conteúdos e formas de tratamento dos conteúdos coerentes com os princípios pedagógicos de identidade, diversidade e autonomia, e também os princípios de interdisciplinaridade e contextualização, adotados como estruturadores do currículo do Ensino Médio. E a posterior por uma análise dos resultados obtidos através de uma investigação para sabermos como a contextualização e a interdisciplinaridade têm sido interpretadas no exercício da prática do docente de matemática; como mobilizam o interesse dos discentes pela matemática como os discentes percebem a importância da matemática e como esperam que seja ensinada. Para tanto, nos reportamos as contribuições teóricas introduzido por Passos (2006), Charlot (2000, 2005 ) e ainda, por Santomé (1998),Tufano (2001), Ole Skovsmose (2001) D´Ambrosio (1989).
Resumo (segunda língua): Este trabajo tuvo como objetivo fomentar una discusión en lo referente a las perspectivas didácticas actuales para la enseñanza de las matemáticas en la enseñanza media a partir de las recomendaciones presentes en los documentos oficiales que fundamentan esa enseñanza. Se buscó discutir sobre el tratamiento didáctico, que apuntan propuestas de currículos a ser desarrolladas por las escuelas deben incluir competencias básicas, contenidos y formas de tratamiento de los contenidos coherentes con los principios pedagógicos de identidad, diversidad y autonomía, y también los principios de interdisciplinariedad y contextualización, adoptados como estructuradores del currículo de la Enseñanza Media. Y la posterior por un análisis de los resultados obtenidos a través de una investigación para saber cómo la contextualización y la interdisciplinaridad han sido interpretadas en el ejercicio de la práctica del docente de matemáticas; como movilizan el interés de los discentes por las matemáticas como los alumnos perciben la importancia de las matemáticas y cómo esperan que sea enseñada. Para ello, nos reportamos las contribuciones teóricas introducidas por Pasos (2006), Charlot (2000, 2005) y, por Santomé (1998), Tufano (2001), Ole Skovsmose (2001) D'Ambrosio (1989).
URI: https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/565
ISSN: 1808-2793
Aparece nas coleções:Artigo, Resumo científico e Comunicação em eventos - Ciências Humanas e Sociais

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