Repositório Institucional
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/585
Título: | O conhecimento como expressão de valor no contexto de ensino superior do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - SE |
Título(s) alternativo(s): | Knowledge as an expression of value in the higher education context of the Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - SE |
Autor(es): | Cabral, Rosemary Aragão |
Palavras-chave: | Educação - Sergipe; Ensino superior; Ensino-aprendizagem; Desenvolvimento da aprendizagem; Aprendizagem; Education; Learning; Development |
Data do documento: | 2010 |
Editor: | Instituto Federal de Alagoas - IFAL |
Citação: | CABRAL, Rosemary Aragão. O conhecimento como expressão de valor no contexto de ensino superior do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - SE. in: CONNEPI - Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação, 5., 2010, Maceió. Anais... Maceió: Instituto Federal de Alagoas, 2010. |
Resumo: | O sistema de valores humanos tem se tornado objeto de interesse crescente por parte de especialistas em ciências sociais, facilitado pelas contribuições recentes da Psicologia para a compreensão do tema e operacionalização dos conceitos. No contexto educacional, os valores também permitem classificar princípios coletivos orientadores da ação e, em particular, avaliar o conhecimento como variável de referência que define os objetivos projetados pelas pessoas que atuam nas Instituições de Ensino. Assim, este artigo visa estudar os valores de docentes e discentes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, especificamente no ensino superior do Campus de Aracaju/SE, com a finalidade de caracterizar as razões subjacentes e implícitas no processo de aquisição do conhecimento. Participaram da pesquisa, 75 alunos e 26 professores que responderam ao Questionário de Valores Básicos e outros específicos para cada um dos grupos, abordando aspectos sociodemográficos e demais questões que pudessem descrever metas ou desejos que apontam para a importância dada pela pessoa ao conhecimento. |
Resumo (segunda língua): | The system of human values has become an object of growing interest on the part of specialists in social sciences, facilitated by the recent contributions of Psychology to the understanding of the theme and operationalization of concepts. In the educational context, values also allow us to classify collective principles guiding action and, in particular, to evaluate knowledge as a reference variable that defines the objectives projected by the people who work in the Teaching Institutions. Thus, this article aims to study the values of teachers and students of the Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, specifically in the higher education of the Campus of Aracaju / SE, in order to characterize the underlying and implicit reasons in the process of knowledge acquisition. Fifty-five students and 26 teachers who answered the Basic Values Questionnaire and others specific to each group participated in the study, addressing sociodemographic aspects and other issues that could describe goals or desires that point to the importance given by the person to the knowledge. |
URI: | https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/585 |
ISBN: | 9788564320000 |
Aparece nas coleções: | Artigo, Resumo científico e Comunicação em eventos - Ciências Humanas e Sociais |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
O_conhecimento_como_expressao_de_valores.pdf | 62,3 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.