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Título: Rompendo Barreiras Atitudinais: Relato de Experiência das Oficinas Inclusivas do IFS - Campus Itabaiana
Título(s) alternativo(s): Breaking attitudinal barriers: experience report of the IFS - Itabaiana Campus
Autor(es): Campos, Rafaely Karolynne do Nascimento
Palavras-chave: Educação - Sergipe; Educação inclusiva; Acessibilidade; Instituto Federal de Sergipe; Itabaiana - SE; Accessibility; Inclusive education; Instituição pública
Data do documento: Set-2013
Editor: Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR
Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE)
Citação: CAMPOS, Rafaely Karolynne do Nascimento. Rompendo barreiras atitudinais: relato de experiência das oficinas inclusivas do IFS - Campus Itabaiana. In: Congresso Nacional de Educação - EDUCERE, 11, Curitiba. 2013. Anais eletrônicos... Curitiba, PUCPR, set., 2013.
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo relatar experiências vivenciadas durante as Oficinas “Promovendo Atitudes Inclusivas no Instituto Federal de Sergipe - Campus Itabaiana”, promovidas pelo Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Específicas – NAPNE. As oficinas tiveram como principal objetivo possibilitar a reflexão sobre as atitudes inclusivas no sentido de conscientizar-se e aceitar as diferenças resultando em quebra de preconceitos, estigmas, estereótipos e discriminações, além de discutir estratégias que viabilizem a construção de uma escola que acolha e possibilite o acesso e a permanência de todos os alunos da instituição e sensibilizar os servidores quanto ao papel de cada um na construção de uma escola inclusiva. Através das vivências apresentadas, acreditamos que o processo que as Oficinas Inclusivas desencadearam dentro da instituição, provocando reflexões capazes de disseminar e manter uma cultura inclusiva em constante evolução foi a multiplicação das dinâmicas das oficinas entre os colegas, a mobilização dos servidores que participaram das oficinas, tais como revisão de acessibilidade arquitetônica, da acessibilidade na comunicação com o público e entre os servidores, na adoção de uma tecnologia de inclusão digital que contemple pessoas cegas, surdas, com mobilidade reduzida etc. Dentro de suas limitações, este relato sinaliza que para o sucesso do processo de inclusão do aluno com deficiência na escola são necessárias ações internas contundentes para alteração do comportamento dos participantes deste processo. Sendo assim, as oficinas serviram como ferramentas de autoavaliação, utilizada para medir a acessibilidade atitudinal de nosso Campus, provocando servidores quanto ao processo de inclusão da pessoa com deficiência no ambiente escolar.
Gov't Doc #: The objective of this study is to report experiences during the workshops "Promoting Inclusive Attitudes at the Federal Institute of Sergipe - Campus Itabaiana", promoted by the Nucleus of Support for People with Specific Needs - NAPNE. The main objective of the workshops was to enable them to reflect on inclusive attitudes in order to be aware of and accept the differences, resulting in a breakdown of prejudices, stigmas, stereotypes and discriminations, as well as discussing strategies that will allow the construction of a school that accommodates and enables the access and permanence of all the students of the institution and to sensitize the servers about the role of each one in the construction of an inclusive school. Through the experiences presented, we believe that the process that the Inclusive Workshops initiated within the institution, provoking reflections capable of disseminating and maintaining an inclusive culture in constant evolution was the multiplication of the dynamics of the workshops among the colleagues, the mobilization of the servers that participated in the workshops such as revision of architectural accessibility, accessibility in communication with the public and between servers, in the adoption of a digital inclusion technology that includes people with blindness, deafness, reduced mobility, etc. Within its limitations, this report indicates that for the success of the process of inclusion of the disabled student in the school, strong internal actions are necessary to change the behavior of the participants of this process. Thus, the workshops served as self-assessment tools, used to measure the attitudinal accessibility of our Campus, provoking servers regarding the process of inclusion of the disabled person in the school environment.
URI: https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/607
Aparece nas coleções:Artigo, Resumo científico e Comunicação em eventos - Ciências Humanas e Sociais

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