Repositório Institucional


Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/709
Título: Reader training: experiences of reading, pleasures and discoveries that enhance written production
Título(s) alternativo(s): Formação de leitor: experiências de leituras, prazeres e descobertas que alicerçam a produção escrita
Autor(es): Santos, Elza Ferreira
Melo, Sônia Pinto de Albuquerque
Oliveira, Cyndi Moura Guimarães de
Palavras-chave: Educação; Education; Training of readers; Portuguese language; Leitura; Formação do leitor; Língua portuguesa; Instituto Federal de Sergipe; Instituição pública
Data do documento: 22-Fev-2018
Citação: SANTOS, Elza Ferreira; MELO, Sônia Pinto de Albuquerque; OLIVEIRA, Cyndi Moura Guimarães de. Reader training: experiences of reading, pleasures and discoveries that enhance written production. Revista Tempos e Espaços em Educação, São Cristóvão, v. 11, n. 27, p. 61-74, out./dez. 2018.
Resumo: In a country bonded statistically by non-readers, this study aimed to refl ect on the process of training of readers. For this purpose, the research published in Portraits of Reading in Brazil (2008) was used as theoretical reference. Th e research showed that the methodological practices adopted with 4th grade classes in Portuguese Language classes at the Federal Institute of Sergipe (IFS), Campus Aracaju, consider the conception of polytechnic and omnilateral education (FRIGOTTO, 2001; SILVA, 2000) of that educational institution. Th e action research revealed the possibility of forming a culture of reading, in addition to provoking a repertoire for the acquisition of the habitus of reading.
Resumo (segunda língua): Em um país marcado estatisticamente por não leitores, este estudo objetivou refl etir acerca do processo de formação de leitores. Para tal, utilizou-se como referencial teórico as pesquisas publicadas em Retratos de Leitura no Brasil (2008). A investigação denotou que as práticas metodológicas adotadas, com turmas de 4º ano, em aulas de Língua Portuguesa no Instituto Federal de Sergipe (IFS), Campus Aracaju, consideram a concepção de politecnia e de educação omnilateral (FRIGOTTO, 2001; SILVA, 2000) como pressupostos na formação acadêmica da referida instituição de ensino. A pesquisa ação revelou a possibilidade de se formar uma cultura da leitura, além de provocar um repertório para a aquisição do habitus de ler. Palavras-chave: Formação de leitor; Língua Portuguesa; IFS.
Gov't Doc #: http://dx.doi.org/10.20952/revtee.v11i27.7828
URI: https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/709
Aparece nas coleções:Artigo, Resumo científico e Comunicação em eventos - Ciências Humanas e Sociais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Reader training experiences of reading, pleasures and discoveries that enhance written production.pdf847,22 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.