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Título: As brincadeiras de bruxa no cotidiano da educação infantil: o que dizem as crianças?
Autor(es): Campos, Rafaely Karolynne do Nascimento
Palavras-chave: Educação; Brincadeira; Educação infantil; Sociologia; Pedagogy; Child education; Sociology; Education
Data do documento: Out-2017
Editor: Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUC-PR
Citação: CAMPOS, Rafaely Karolynne do Nascimento. As brincadeiras de bruxa no cotidiano da educação infantil: o que dizem as crianças? In: Congresso Nacional de Educação - EDUCERE, 13, Curitiba. 2017. Anais eletrônicos... Curitiba, PUCPR, out., 2017.
Resumo: Este artigo, fundamentado nos estudos da sociologia da infância, é resultado de uma pesquisa de mestrado já concluída, na qual buscamos compreender como um grupo de crianças de três anos vivenciam suas infâncias a partir das atividades de brincadeiras livres dentro da rotina escolar em um contexto específico de uma Escola de Educação Infantil do município de Aracaju/SE. A pesquisa fundamentou-se nos aportes teóricos da sociologia da infância, tendo como núcleo central o conceito de infância como construção social e criança como ator social, sujeito histórico-cultural, protagonista dos seus processos de socialização. Nesse recorte procura-se analisar as rotinas de aproximação-evitação, tais como as brincadeiras de bruxa partilhadas pelo grupo de crianças, expondo as principais maneiras como elas organizam suas práticas lúdicas. Para uma descrição da perspectiva das crianças, adotamos os procedimentos metodológicos provenientes da etnografia, observando e registrando as relações e interações entre as crianças por meio de anotações e recursos fotográficos e audiovisuais. Por meio da observação participante acompanhamos as atividades de brincadeiras de um grupo de 25 crianças com idade de três anos em uma escola pública de educação infantil. As observações ocorreram em espaços da sala de aula, no parquinho, na brinquedoteca e na sala multiuso da instituição durante situações rotineiras do grupo em tela. Nesse contexto, os resultados evidenciaram que as rotinas de brincadeiras são elementos constituintes das culturas da infância e que estas são produzidas pelas crianças e compartilhadas na interação com seus pares. Sinalizam também a agência das crianças em suas interações sociais, revelando sua capacidade de interagirem entre pares, de compartilhar significações, regras e valores nas ocasiões de brincadeiras.
Resumo (segunda língua): This article, based on the sociology of childhood studies, is the result of a master's research already completed, in which we seek to understand how a group of three year olds experience their childhood from the free play activities within the school routine in a context specific of a School of Early Childhood Education in the city of Aracaju / SE. The research was based on the theoretical contributions of the sociology of childhood, having as central nucleus the concept of childhood as social construction and child as social actor, historical-cultural subject, protagonist of their socialization processes. In this section we try to analyze the approach-avoidance routines, such as the witch plays shared by the group of children, exposing the main ways in which they organize their play practices. For a description of the perspective of the children, we adopted the methodological procedures coming from the ethnography, observing and recording the relationships and interactions among the children through annotations and photographic and audiovisual resources. Through participant observation we followed the play activities of a group of 25 children aged three years in a public kindergarten school. Observations occurred in classroom spaces, in the playground, in the toy room and in the multipurpose room of the institution during routine situations of the group on screen. In this context, the results showed that the routines are elements that constitute the cultures of childhood and that these are produced by children and shared in the interaction with their peers. They also signalize the agency of children in their social interactions, revealing their ability to interact among peers, to share meanings, rules and values ​​in playful occasions
URI: https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/711
ISSN: 2176-1396
Aparece nas coleções:Artigo, Resumo científico e Comunicação em eventos - Ciências Humanas e Sociais

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