Repositório Institucional


Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/722
Título: O livro didático de Biologia: análise de uma coleção didática tendo como critério a contextualização
Título(s) alternativo(s): The didactic book of Biology: analysis of a didactic collection having as criterion the contextualization
Autor(es): Souza, Sanny Santos de
Almeida, Camilla Silen de
Palavras-chave: Educação; Livro didático; Ensino médio; Textbook; Ensino-aprendizagem; Education
Data do documento: Set-2014
Editor: Universidade Federal de Sergipe - UFS
Grupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (Educon)
Citação: SOUZA, Sanny Santos de, ALMEIDA, Camilla Silen de. O livro didático de Biologia: análise de uma coleção didática tendo como critério a contextualização. In: Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade, 8, São Cristovão. 2014. Anais eletrônicos... São Cristóvão, UFS, v. 08, n. 01, p.1-10, set./2014
Resumo: O ensino de ciências compromete-se com a formação crítica e cognitiva, a contextualização é essencial para um ensino reflexivo e passível de utilização na prática social, característica relevante para a educação no século XXI. Sendo o Livro Didático um dispositivo central no processo de ensino, o presente artigo analisa o cumprimento desses aspectos na coleção didática do ensino médio “Biologia” (2010) de Amabis e Martho a partir a discussão dialógica entre a estrutura do LD com o Programa do Livro Didático do Ensino Médio (PNLEM) que referenda os pressupostos nacionais para o recurso. Também foram utilizadas bibliografia adicional para embasar a discussão dos resultados. Foi constatado que a atual estrutura da coleção é marcadamente conteudista e fragmentado, e ainda está aquém de cumprir com os princípios de contextualização estabelecidos pelo PNLEM
Resumo (segunda língua): Science education is committed to the critical and cognitive training, contextualization is essential for reflective teaching and capable of use in social practice, relevant to education in the XXI century feature. Textbooks being a central device in the teaching process, this article analyzes the performance of these aspects in high school "Biology" (2010) and the Amabis Martho didactic collection from the dialogic discussion between the structure of LD with the Program Textbook of Secondary Education (PNLEM) that evaluates the national assumptions for the resource. Added to base the discussion of the results bibliography were also used. It was noted that the current structure of the collection is remarkably content-and fragmented, and still falls short of meeting the principles of contextualization established by PNLEM.
URI: https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/722
ISSN: 1982-3657
Aparece nas coleções:Artigo, Resumo científico e Comunicação em eventos - Ciências Humanas e Sociais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O Livro Didatico de Biologia analise de uma colecao didatica tendo como criterio a contextualização.pdf345,77 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.