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Título: Educação profissional e tecnológica: reflexões acerca da dualidade histórica
Título(s) alternativo(s): Professional and technological education: reflections on historical duality
Autor(es): Nascimento, Angilene Santos
Araújo, Célia Aparecida Santos de
Amorim, Simone Silveira
Palavras-chave: Educação; Educação profissional; Currículo Pedagógico; Pedagogical curriculum; Education; Professional education
Data do documento: 2017
Editor: Universidade Tiradentes - UNIT
Grupo de Pesquisa em Políticas Públicas, Gestão Socioeducacional e Formação de Professor - GPGFOP
Citação: NASCIMENTO, Angilene Santos; ARAÚJO, Célia Aparecida Santos de; AMORIM, Simone Silveira. Educação profissional e tecnológica: reflexões acerca da dualidade histórica. In.: Enfope, 11. 2017, Aracaju. Anais... Aracaju: UNIT, 2017.
Resumo: O texto tem como objetivo discorrer sobre a dualidade histórica no que tange a educação brasileira, especificamente da educação profissional e tecnológica que restringe o currículo aos conhecimentos de cunho técnico em detrimento com o conhecimento geral, este reservado aos que se preparam para as universidades. Enfoca também o conceito de omnilateralidade, conceito abordado por Marx e que destaca a importância do mesmo na formação de um sujeito completo. Destaca essa separação de classes desencadeada pelo capitalismo e a necessidade de uma formação que suprisse as necessidades econômicas emergentes. Concluindo sobre a necessidade de reformulação dos currículos sob uma perspectiva omnilateral na formação profissional tecnológica. Respaldando-se em teóricos como: Saviani (2007), Elias (1994), Ramos (2009), Froebel (2001). Trata-se e de uma pesquisa qualitativa e bibliográfica.
Resumo (segunda língua): The text aims to discuss the historical duality of Brazilian education, specifically vocational and technological education that restricts the curriculum to technical knowledge rather than general knowledge, which is reserved for those preparing for universities. It also focuses on the concept of omnilaterality, a concept approached by Marx and that emphasizes the importance of the same in the formation of a complete subject. It highlights this class separation unleashed by capitalism and the need for training that would meet emerging economic needs. Concluding on the need to reformulate curricula from an omnilateral perspective in technological vocational training. Supporting theorists such as: Saviani (2007), Elias (1994), Ramos (2009), Froebel (2001). This is a qualitative and bibliographical research.
URI: https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/733
ISSN: 2179-2143
Aparece nas coleções:Artigo, Resumo científico e Comunicação em eventos - Ciências Humanas e Sociais

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